Você está em: Início / Imprensa / Notícias / 2 Conferencia De Saude De Jaciara Levanta 46 Propostas Que Podem Ser Discutidas Em Nivel Estadual E Federal

CONFERÊNCIA, SAÚDE, DEBAT: 2ª Conferência de Saúde de Jaciara levanta 46 propostas que podem ser discutidas em nível estadual e federal



Publicado em: 31 de Janeiro de 2022
Texto: Ascom
Foto: Guilherme/ Ascom

A Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última quinta-feira (27), a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental 2022 no plenário da Câmara de Vereadores.

O evento presencial e online, que foi transmitido ao vivo via página do  Facebook da Prefeitura de Jaciara,  abordou o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS)”.

A Conferência discutiu quatro eixos temáticos, contendo propostas que foram  aprovadas e são voltadas para a governabilidade municipal, estadual e nacional. São eles: Eixo 1 – Cuidado em liberdade como garantia de Direito à cidadania; Eixo 2 - Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Eixo 3 - Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; e Eixo 4 - Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia. No total, foram 46 propostas levantadas para execução futura.  

“Cada proposta que foi levantada na conferência municipal será  encaminhada para outras conferências como a de  nível estadual e federal.  Cabe o poder público julgar se serão  viáveis ou não a serem executadas”, explicou uma das participantes.

O principal objetivo da Conferência foi ampliar as informações sobre saúde mental e buscar melhorias ao atendimento do cidadão da rede pública de saúde jaciarense, além de fortalecer programas e ações de saúde mental em todo país, tendo como base a elaboração da Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.   

Na abertura, o Secretário Municipal de Saúde, Robson Casanova, representado a prefeita Andréia Wagner (PSB), acompanhado  pela integrante do Conselho Municipal de Saúde,  Leidiane Ferreira,  destacou a importância do evento aos participantes.

“Este evento tem a missão de acompanhar, fiscalizar e monitorar  as ações da Secretaria Municipal de Saúde, da população e até mesmo  o poder público”, disse Casanova.

O secretário ainda complementou que “o Conselho Municipal de Saúde tem sido  grande parceiro no desenvolvimento dos trabalhos na  administração”.

Em seguida, o presidente do Câmara de Jaciara, Cloves Pereira (PL), durante seu discurso,  falou de uma instituição importante da cidade que precisa de melhorias no atendimento da saúde mental.    

“Como representante do poder púbico e fiscal do Executivo Municipal, temos visitado vários locais de saúde no âmbito da nossa cidade,  juntamente com a prefeita Andréia, para tratarmos de melhorias. Entre eles, o  Centro de Atenção Psicossocial – (CAPS), que é uma das prioridades da bancada do Legislativo”, pontuou o parlamentar jaciarense.  

A primeira Conferência Municipal de Saúde em Jaciara ocorreu em 9 de abril de  2010.

Certificados – Os certificados da 2ª Conferência Municipal de Saúde  serão emitidos a todos  participantes que assinaram a lista de presença, que estava disponível no momento da transmissão.  

 

 

 


Últimas Notícias