Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Centro De Atendimento A Covid 19 E Reativado Em Jaciara

SAÚDE: Centro de Atendimento à Covid-19 é reativado em Jaciara

Cento e sete pessoas foram atendidas. Destas, 53 testaram positivo para coronavírus.



Publicado em: 25 de Janeiro de 2022
Texto: Ascom
Foto: Ascom

A Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou no último sábado (22.01), o  Centro de Atendimento  para o enfrentamento da Covid-19.  O novo espaço fica ao lado do Hospital Municipal  Iracy Degaspery Silva,  situado na rua Guayacurus, região central. Lembrando que, no município havia um Centro de Atendimento à Covid, que até o ano passado funcionou nas depemdências da Escola Marechal Rondo, porém, devido a queda dos casos ativos o centro foi desativado no mês de outubro.

O Centro de Atendimento funciona  das 7h às 11h, e das 13h às 17h, de segunda a sábado e, aos  domingos  não terá  expediente.  No novo ambiente, o cidadão jaciarense terá condições de realizar o teste de prevenção ao novo coronavírus, de acordo com o quadro clínico do paciente.

“Agora  temos um espaço melhor para realizar o exame  mais precoce possível em oferecer à população.  Para isso, formamos  um grupo múltiplo e disciplinar para  destinar somente uma equipe de profissionais específicos de saúde, que vão  atender exclusivamente aos pacientes  suspeitos de Covid-19, além daqueles com suspeita de síndrome gripais.   Pois,  às vezes o paciente  pode ter suspeita do vírus Influenza e nem sempre é da Covid-19”,  explicou o médico e diretor do Hospital Municipal de Jaciara, Artur Moreira.

Sobre o exame de prevenção, o diretor do HMJ  orientou: “Tivemos  uma alteração, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, que atende uma  resolução do Governo Federal.  No Brasil, tiveram pacientes que não haviam sido vacinados. Com essa modificação, o paciente pode ficar cinco dias em isolamento e receber alta no sétimo dia. O paciente pode ficar 8 dias em  isolamento  e receber alta no décimo primeiro dia. Mas, essa  mudança  quem pode classificar é o médico", enfatizou o epsecialista.

O Secretário Municipal de Saúde, Robson Casanova, também falou  da nova estrutura da pasta.

“Conforme havíamos assegurado, estamos  inaugurando   o Centro de Atendimento  para o enfrentamento da Covid-19, em pleno sábado,  tendo em vista  que o  aumento de ocorrências de casos da doença em nossa cidade  é  preocupante.  Estamos  cientes dessa situação, mas  queremos  reverter isso, realizando  ações  afirmativas como essa  para  oferecer  saúde humanizada à  população jaciarense e oportunizá-la  em  ter mais  qualidade de vida” , disse o gestor,  ao destacar o trabalho  da administração municipal

ATENDIMENTO  - No primeiro  dia de atendimento  no novo posto  de saúde,   foram  atendidos 107 pacientes.  Quanto aos testes de atígeno/swab positivos, foram realizados  53, além de 1 teste de anticorpo IgM e IgG positivo.   A equipe de  profissionais que atuam  no Centro de Atendimento  é composta por  médicos, técnico de enfermagem, recepcionista  e auxilar de serviço gerais.

O vereador e secretário do Legislativo Municipal,  Ivaneis Tamanho (MDB), esteve na inauguração local e avaliou  a iniciativa da Prefeitura de Jaciara.

“É ação positiva . Pois a prefeita Andréia atendeu a solicitação dos vereadores. Tanto  que os colegas parlamentares têm participado de encontros, juntamente com o secretário Robson, até mesmo para discutir   sobre o atendimento no  Hospital Municipal, além  de   outras iniciativas concluídas pela gestão municipal.  Então, a viabilidade deste espaço  dará mais conforto para a população que busca um meio para se prevenir  contra a Covid-19”, disse o parlamentar.

 A costureira Carina  Mota, 42 anos, que  não estava se sentido bem, foi uma das  pessoas  que realizou o exame no posto. “ O teste deu  negativo.  Estava com muita dor de cabeça, dor nos olhos, a boca amarga,   todo corpo dolorido , além de muita  fraqueza.  Mas, fui bem atendida. O teste foi rápido”, completou.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO - De acordo com o boletim epidemiológico emitido nesta segunda-feira (24), Jaciara possui 308 casos ativos da covid-19. Destes, quatro pacientes estão internados em leitos clínicos (enfermarias) e um na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Vale lembrar, que o primeiro boletim emitido em 2022, no dia 3 de janeiro, apontava para 2 casos ativos e duas internações em leitos clínicos.


Últimas Notícias