Jaciara tem surto de doença conhecida por “mão-pé-boca”
Casos já registrados em diversos municípios brasileiros da doença viral e contagiosa chamada "mão-pé-boca" ou síndrome Coxsakie, também foi registrada em Jaciara (148 quilômetros de distância da Capital). De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Tais Cangani, no município já foram notificados 20 casos da doença. Taís alerta a população sobre sintomas e cuidados.
"Os primeiros sintomas são febre acima de 38 graus, falta de apetite, diarréia, vômito, dor na garganta, dificuldade de engolir, salivação, dor de cabeça e mal estar, e após dois dias do início desses sintomas o aparecimento de manchas e bolhas vermelhas", alertou Tais.
Vale ressaltar que, adultos e adolescentes também podem ser infectados, porém, a maioria dos casos não desenvolve sintomas e podem ser transmissores assintomáticos do vírus.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
A doença mão-pé-boca se manifesta primeiro com febre, que antecede o aparecimento de lesões na boca, em forma de bolhas.
COMO É TRANSMITIDA A DOENÇA MÃO-PÉ-BOCA?
O vírus da mão-pé-boca é transmitido por meio do contato próximo, gotículas, secreções, saliva e até fezes contaminadas. A pediatra Vanuza Chagas pontua que o pico de transmissão acontece na semana em que as lesões no corpo aparecem.
A doença facilmente se espalha em locais como creches e escolas, onde há muitas crianças. Um objeto que uma pessoa infectada encostou é um dos agentes de contaminação.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da doença geralmente é clínico, ou seja, é feito pelo médico no consultório após examinar o paciente. A avaliação do médico é importante para saber os passos do tratamento, já que sintomas similares aos da mão-pé-boca podem ser encontrados também em outras doenças, como a catapora.
COMO TRATAR?
Não há um tratamento específico para a síndrome mão-pé-boca. O que se faz em caso de infecção, de acordo com a médica Vanuza Chagas, é tratar os sintomas à medida que eles aparecem e incomodam a criança.
A DOENÇA SE CURA NATURALMENTE?
Sim. Na maioria dos casos, mesmo que não haja tratamento sintomático da doença, a mão-pé-boca se cura naturalmente assim como a evolução de diversos vírus.
Conforme a pediatra, a condição faz partes das chamadas doenças autolimitadas, pois não há remédio específico. O repouso e a hidratação são fatores benéficos nesses casos.
COMO ALIVIAR OS SINTOMAS?
A pediatra Vanuza Chagas indica algumas formas de aliviar os sintomas da doença mão-pé-boca. Confira:
É UMA DOENÇA PERIGOSA?
A maioria dos casos da doença não são graves ou perigosos, pois se curam muitas vezes sozinhos e não evoluem para quadros mais sérios.
O que pode tornar a síndrome mais complicada de se lidar é a facilidade da transmissão.
QUANTO TEMPO DURA A DOENÇA?
O tempo de duração da mão-pé-boca é entre 7 e 10 dias
COMO PREVENIR?
O Ministério da Saúde, por meio de informações reunidas pela Biblioteca Virtual com especialistas e entidades, elaborou uma lista de recomendações que podem prevenir a síndrome:
(Fonte: SBP - Sociedade Brasileira de Pediatria)
Jaciara celebra 67 anos com um novo ciclo de obras e conquistas
Jaciara celebrou na terça-feira, 21 de outubro, seus 67 anos, e a data foi marcada com uma verdadeira maratona de entregas, simbolizando um novo tempo de crescimento e qualidade de vida. A extensa programação percorreu diversas &[...] continue lendo
1º Jaciara Moto Road reúne dezenas de motoclubes e movimenta o turismo local
Jaciara respirou adrenalina, amizade e muita energia no último domingo (19), com a realização do 1º Jaciara Moto Road, um evento que entrou para a história do município e mostrou todo o potencial da cidade para[...] continue lendo
Prefeitura realiza hoje o sorteio do IPTU Premiado 2025
A Prefeitura realiza nesta segunda-feira, 20 de outubro, o aguardado sorteio do IPTU Premiado 2025, uma ação que reconhece e valoriza os contribuintes que mantêm seus impostos em dia. O evento acontece a partir das 11h, com transm[...] continue lendo
Jaciara antecipa o Dia das Crianças com festa repleta de diversão na Avenida Tupiniquins
A Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu no último sábado, dia 4 de outubro, a tradicional Festa das Crianças, transformando o Calçadão Zé Preto e a Aven[...] continue lendo