Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Uso De Mascara E Flexibilizado Ao Ar Livre A Partir Desta 6

SAÚDE: Uso de máscara é flexibilizado ao ar livre a partir desta 6ª

A proteção facial segue obrigatória em ambientes fechados.

Publicado em: 19 de Novembro de 2021
Texto: Ascom/Joelma Pontes
Foto: Ascom

A partir desta sexta-feira (19), o uso de máscaras não será mais obrigatório em ambientes abertos em Jaciara, conforme Decreto Nº 3.700/2021, publicado pela Prefeitura Municipal. No entanto, o uso da máscara continua sendo obrigatório em locais fechados, a exemplo de escolas, estabelecimentos comerciais, industriais, entre outros.

"Obrigatoriedade do uso de máscaras em local fechado, sendo facultativo o uso de máscaras em locais abertos, e considerar o distanciamento mínimo de 1 metro exigido entre as pessoas, exceto se do mesmo grupo familiar, sendo a capacidade de pessoas de um estabelecimento proporcional à sua dimensão física que comporte o distanciamento exigido", diz trecho da normativa.

De acordo com o secretário de Saúde, Robson Casanova, a medida será monitorada. Ele explica, também, que os motivos que levaram o município a tomar a decisão, foram a redução dos casos de contaminação e óbitos na cidade, em razão da pandemia. Jaciara possui uma cobertura vacinal de 96,84%, conforme dados do Sistema de Informação do Projeto Nacional de Imunização (SIPNI).

"Com a flexibilização  vamos fazer uma avaliação técnica do comportamento do vírus  na população. Vamos analisar como vai se comportar  a taxa de transmissão  e o índice  de casos graves  da infecção, que atualmente está em queda em Jaciara", ressaltou o gestor.

Boletim Epidemiológico - De acordo com o boletim epidemiológico municipal, divulgado nesta sexta-feira (19), Jaciara já aplicou 38.082 doses contra o coronavírus. O município também já vacinou grupos prioritários, pessoas com comorbidades e adolescentes entre 12 e 17 anos, além de oferecer doses de reforço conforme faixa etária. Até esta sexta-feira (19), não há registros de pessoas contaminadas pelo coronavírus em Jaciara.

Outras informações estão disponíveis nas redes sociais da Prefeitura.