Você está em: Início / Imprensa / Notícias / PLANEJAMENTO FAMILIAR Secretaria De Saude Oferece Laqueadura Vasectomia E Colocacao De DIU

SAÚDE: PLANEJAMENTO FAMILIAR: Secretaria de Saúde oferece laqueadura, vasectomia e colocação de DIU

Os interessados deverão procurar pelo PSF mais próximo de onde moram.

Publicado em: 05 de Agosto de 2021
Texto: Ascom
Foto: Ascom

Um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), mostra que 55,4% das mulheres brasileiras que tiveram filhos, não planejaram a gestação, fato que na maioria das vezes promove o desequilíbrio financeiro.

Em Jaciara, preocupada com essa situação, a prefeita Andréia Wagner solicitou à Secretaria Municipal de Saúde, a retomada do Programa "Planejamento Familiar", para auxiliar casais e mães solteiras que pretendem adiar e até mesmo interromper o crescimento da família, evitando dessa forma a gravidez não planejada.

Na rede municipal de saúde, há distribuição de preservativos, pílulas, injeções, diafragma, colocação do DIU - com validade de 10 anos - , além da realização de laqueadura e vasectomia.

Para a dona de casa e moradora do Distrito de Celma Daiara Sergia da Silvia, 27 anos e mãe de 3 filhos e à espera do quarto filho, o programa veio em um momento oportuno para ela e o esposo. O casal optou pela vasectomia.

"Decidimos pela vasectomia no meu esposo, pois para eu realizar a laqueadura, teria que aguardar o parto e mais um tempo para fazer o procedimento. Como não queremos mais prolongar isso, o meu marido fará a vasectomia e saio daqui feliz porque já foi marcado para o dia 10 de agosto a entrevista individual para agendamento da vasectomia.

Já Camila Caroline da Cruz Trampusch, 23 anos, moradora do Jardim Aeroporto II, mãe de 2 filhos e com gestação de 12 semanas, escolheu a laqueadura, já que não pretende ter mais filhos.

"Eu tenho dois, e estou gestante do terceiro bebê, que inclusive veio mesmo eu tomando a pílula do dia seguinte. O nenêm é bem-vindo na nossa vida, mas dessa vez com a orientação aqui da equipe do Planejamento Familiar, me decidi reorganizar minha vida e me cuidar mais. Os tempos estão difíceis e criar filhos sem condições não dá", observou a jovem.

Encontro- Nesta quarta-feira (05.08), a secretaria de Saúde promoveu o encontro de casais e mães solteiras que pretendem realizar a esterilização voluntária permanente e temporária. A ação reuniu cerca de 40 participantes, e encaminhados pelos PSFs da região onde moram.

O programa é composto por uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeira, assistente social e psicóloga. O próximo passo após o primeiro contato com os usuários do SUS é realizar as entrevistas individuais e só então realizar o agendamento dos procedimentos definidos com os respectivos pacientes. Vale ressaltar que, os procedimentos são realizados no Hospital Municipal.

De acordo com a coordenadora do programa, Alice Siqueira, os serviços oferecidos estão disponíveis para toda população que tiver interesse. Para isso, a orientação da profissional é que o primeiro contato seja feito no PSF do bairro em que reside.

" A porta de entrada, para ter acesso aos serviços, são os PSFs do município.Temos todos os métodos disponíveis na rede municipal, do preservativo a laqueadura ou vasectomia. Nos PSFs temos o preservativo, a pílula combinada, a minipílula, a contracepção de emergência, a injetável mensal, a injetável trimestral e o diafragma”, informou Alice.

O que é necessário para realizar o procedimento?

Para que a mulher realize a laqueadura ou o homem a vasectomia, é preciso que eles atendam os critérios previstos na Lei nº 9.263/96, que trata do planejamento familiar. De acordo com a lei, somente é permitida a esterilização voluntária em homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de 25 anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar, visando desencorajar a esterilização precoce.