Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Banco De Sangue Atinge Meta E Encerra Campanha Com Mais De 100 Coletas

SALVANDO VIDAS: Banco de Sangue atinge meta e encerra campanha com mais de 100 coletas

Publicado em: 16 de Junho de 2021
Texto: ASCOM/2021
Foto: Ascom/2021

Mais de 100 bolsas de sangue foram coletadas em Jaciara, durante a Campanha de Doação de Sangue, realizada pelo Centro Integrado de Atenção e Atendimento em Saúde (CIAAS), entre os dias 14 e 15 de junho. A ação, alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue, contribui para o aumento do estoque de sangue do Hospital Municipal.  Foram parceiros da campanha, a Prefeitura de Jaciara, o Hemocentro de MT, Faculdade Eduvale, Banco Sicred e a Center Bike.

O movimento em prol da doação de sangue mobilizou, além de Jaciara, doadores dos municípios que compreendem o Vale de São Lourenço. São eles: Dom Aquino, Juscimeira e São Pedro da Cipa. O atendimento ocorreu das 7h30 às 17h.

"Atingimos a nossa meta, que eram cem bolsas de sangue. Inclusive já mandamos as 110 bolsas que coletamos ao Hemocentro, em Cuiabá, para fazer a preparação e separação dos componentes como o plasma, plaquetas, crioprecipitado e concentrado de hemácias. Queremos agradecer os nossos parceiros, em especial a prefeita Andréia Wagner, que deu total condição para que o nosso espaço fosse reativado, inclusive com a estrutura necessária de trabalho ", destacou a coordenadora do banco de sangue, Silvani Maria Pereira.

"O banco de sangue é fundamental para nós, principalmente pelo fato de atender pacientes de todo o Vale de São Lourenço. Esse setor é primordial em nosso hospital e não abrimos mão de auxiliar no que for necessário. A campanha atingiu as expectativas e só temos que agradecer a população que esteve no CIAAS nos ajudando em mais essa causa", observou a prefeita Andréia Wagner (PSB).

Dona Maria Martins, 58 anos, é doadora há quase quatro décadas e falou da satisfação em poder ajudar salvar vidas. Para ela, doar sangue é uma missão. "Eu me sinto feliz em saber que estou ajudando salvar vidas. Há 38 anos sou doadora de sangue e faço isso regularmente. Para mim é uma missão. E saio daqui do CIAAS feliz em saber que muitas pessoas vieram doar pela primeira vez", disse a doadora.

E por falar em primeira vez, o Fabiano Goulart da Silva, 45 anos,  compareceu no banco de sangue, à convite da sua esposa para doar sangue pela primeira vez. "Fui motivado pela minha esposa que já é doadora e, mais que isso, saber que estou ajudando salvar vidas não tem preço. O amor ao próximo falou mais alto", avaliou Fabiano.