Fale conosco

(66) 3461-7900

Ouvidoria Municipal

(66) 3461-7900


Saúde


Prefeitura faz alerta e apelo à população: "Nossas crianças estão adoecendo de covid"

"A população precisa fazer sua parte também e cuidar mais. Evitar saídas desnecessárias", alertou a secretária de Saúde, Mari Rose.

A secretária de Saúde de Jaciara, Mari Rose, divulgou números preocupantes sobre a Covid-19 no município. A gestora fez um comparativo entre a semana passada e retrasada e apontou que, entre os dias 10 e 14 de maio, 78 pessoas foram atendidas no Centro de Triagem da Covid-19, já na semana passada, entre os dias 17 e 21, 177 pacientes, o que representa um aumento de 127% na demanda de atendimentos. 

Os dados, segundo a secretária, também são alarmantes referentes ao números de testes rápidos realizados, para diagnóstico da doença que saiu de 16 para 38 em um intervalo de duas semanas, o que representa 138%. Já os exames realizados pelo procedimento swab nasal, feito pela narina, saíram da casa dos 36 entre os dias 10 e 14, para 103 entre os dias 17 e 21 deste mês, totalizando 186%. 

"Essa realidade epidemiológica todos precisam saber, para que cada cidadão faça a sua parte. É uma situação muito preocupante, a gente fala por Jaciara. Temos feito fiscalização, tomado todas as precauções, numa corrente enorme. A administração não está medindo esforços, porém todos precisam fazer seu papel e levar essa doença mais a sério. O vírus não acabou e cada vez chega com mais variações", alertou a secretária de Saúde.

Ela explica que a Saúde tem trabalhado nos detalhes, cuidando da fiscalização, das sanitizações em órgãos públicos e no comércio, tem priorizado as vacinações, realizado diversas campanhas, mas adiantou que sem o apoio da população vai ser impossível conter o vírus que só em Jaciara, já levou a óbito 100 pessoas, desde que teve início a pandemia em Mato Grosso. 

"O que acontece, as pessoas que estão na rua sem uma razão importante, acaba levando o coronavírus para suas casas. Acaba transmitindo às crianças, idosos e comprometendo a vida de seus familiares e todo o sistema de saúde. Nós Já estamos praticamente sem leitos no estado. É importante pensar na vida de todos. É muito sério. Nossas crianças estão adoecendo de covid. ", alertou a gestora.

AVALIAÇÃO CLÍNICA - De acordo com o médico e diretor clínico do Hospital Municipal, Alan Cristian, as medidas de biosegurança devem ser cumpridas à risca, caso contrário os números de infectados e mortes poderão ser ainda maiores. "Infelizmente, o vírus tem uma grande capacidade de transmissão. Principalmente, as variantes que já existem. Essas mutações tem tornado o vírus cada vez mais forte e em alguns casos esse vírus acaba escapando do nosso sistema de defesa. Inclusive aquele sistema de defesa mais capaz, que é o imune-celular. ", ressaltou o especialista.

"Eu quero deixar claro e faço uma pelo, que façam seu papel. Não adianta o setor público se dedicar cem porcento, se a população não fizer sua parte. Nós não temos mais o que fazer. Até mesmo quem já vacinou precisa se cuidar e respeitar os intervalos de aquisição de anticorpos. Vacinar não faz de ninguém imbatível. Precisa respeitar a fase do organismo.  Não podemos baixar a guarda.

Nós estamos em um campo de batalha. Eu reforço, encarecidamente, que sem a participação de vocês, o nosso serviço será inútil. E eu não quero perder vidas. Se isso acontecer não vai ser por incapacidade técnica ou suporte, mas por falta de leitos. As novas cepas apresentam sintomas de forma mais graves, do que aquela que acometeu pacientes no ano passado. Nos ajudem", apelou o médico Alan Cristian. 

COVID EM MT - A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (24), 395.276 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 10.706 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Apenas nas últimas 24 horas foram registradas 31 mortes pela doença.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 452 internações em UTIs públicas e 332 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 87,43% para UTIs adulto e em 38% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (83.778), Rondonópolis (28.700), Várzea Grande (27.603), Sinop (20.254), Sorriso (13.483), Tangará da Serra (13.280), Lucas do Rio Verde (12.130), Primavera do Leste (10.437), Cáceres (8.363) e Alta Floresta (7.562).

Publicado em 25/05/2021

Fonte: Ascom/2021



Últimas Notícias

2021 © Prefeitura Municipal de Jaciara - Mato Grosso - CEP: 78820-000