Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara E Classificada Com Risco Moderado De Contaminacao Para Covid 19

COMBATE AO CORONAVÍRUS: Jaciara é classificada com risco moderado de contaminação para covid-19

Publicado em: 12 de Maio de 2021
Texto: Ascom/2021
Foto: Edemir Rodrigues

O município de Jaciara (140 quilômetros distante da Capital) está na classificação moderada de risco de contaminação da covid-19. A informação consta no boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), desta terça-feira (11). Na cidade, já são 2.748 pessoas recuperadas da doença, além de 1.996 casos descartados.  Mais de 6 mil doses já foram aplicadas.

Em Jaciara, a Prefeitura Municipal segue as orientações previstas no decreto estadual. As medidas mais restritivas adotadas, fez com que a cidade baixasse o índice de contaminação pelo coronavírus. Segundo a prefeita Andréia Wagner (PSB), a classificação moderada se deve ao fato de o município estar empenhado na prevenção do contágio da covid-19 e que a população tem contribuído para esta redução.

“Estamos cumprindo o nosso dever que é cuidar da população, oferecendo atendimento específico em casos de contaminação do vírus. Também estamos atentos ao que estabelece o protocolo de biossegurança. A nossa orientação é que a população continue seguindo os critérios de higienização e distanciamento, evitando desse modo às aglomerações para que o nosso município consiga zerar a contaminação”, salientou a gestora.

O sistema de classificação que aponta o nível de risco dos municípios é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos, é necessária a adoção de medidas restritivas para controle da propagação da covid-19 nas cidades.

Na cidade, a secretaria Municipal de Saúde, ampliou as ações de enfrentamento à covid, consideradas primordiais na redução dos casos de contaminação. Entre elas, a reestruturação do Centro de Referência de Enfretamento ao coronavírus, onde é feito a notificação dos casos, consultas médicas para pacientes com suspeita da doença, coleta de sangue para teste rápido, coleta de exames para swab nasal e o fornecimento de remédios específicos. São dois médicos exclusivos para esse tipo de atendimento.

“O município tem se atentado de todas as formas, além de seguir todos os decretos estaduais, tornando-os bem mais restritivos conforme necessidade. Intensificamos a fiscalização nos estabelecimentos comerciais e outros locais em que é passível de aglomeração. Criamos um Comitê de Enfrentamento e todas as noites são realizadas fiscalizações em parceria com a PM, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar”, explicou a secretaria da pasta, Mari Rose.

Além disso, a Prefeitura de Jaciara implantou uma ala de internação, exclusivo para pacientes contaminados pela covid, que funciona no Hospital Municipal, com médicos intensivistas. Exames ambulatoriais e de imagens também são realizados pela unidade e fisioterapia respiratória.

Dados locais – Conforme boletim, em Jaciara registrou-se até o momento 2.868 casos confirmados e 95 óbitos em decorrência do vírus.