Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Deputado Federal E Prefeito De Sao Pedro Entregam Ambulancia E UTI Movel Para Jaciara

ENFRENTAMENTO À COVID: Deputado federal e prefeito de São Pedro entregam ambulância e UTI móvel para Jaciara

Durante a entrega dos veículos, o presidente da Assembleia, deputado Max Russi (PSB), anunciou a destinação de R$ 690 mil para compra de medicamento e insumos.

Publicado em: 22 de Abril de 2021
Texto: Ascom/2021
Foto: Ascom/2021

O município de Jaciara recebeu nesta quinta-feira (22), uma ambulância, fruto de emenda parlamentar de autoria do deputado federal, Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho do PTB, no valor de R$ 210 mil. A compra do veículo também contou com a contrapartida de R$ 15 mil do Executivo municipal. A ambulância que possui suporte avançado para receber equipamento de UTI ficará a disposição das equipes médicas do Hospital municipal.

“A população precisa de um transporte eficiente e de qualidade. Nesse sentido, estamos ajudando a saúde de Jaciara, proporcionando o transporte seguro dos pacientes da cidade e de todo Vale de São Lourenço que necessitar de apoio. E, hoje, fazemos jus a todos do município”, ressaltou Emanuelzinho.

Já a UTI móvel, foi cedida pelo prefeito de São Pedro da Cipa, Eduardo Português (PSB), por meio de cessão de uso, isto é, transferência gratuita da posse. Além do transporte de pacientes, o gestor repassou à Jaciara três camas hospitalares, dois aparelhos Cpap (compressor de ar) e um monitor cardíaco. Os equipamentos serão utilizados, exclusivamente, pelos pacientes em tratamento da Covid-19.

“Para nós é uma felicidade muito grande poder ajudar o município, tendo em vista que a nossa referência em saúde é Jaciara. E, com certeza, essa UTI móvel será muito bem utilizada pelo município. É um momento que requer esforço em conjunto e, nada mais justo que São Pedro ajudar também”, observou Português.

Na ocasião, a prefeita de Jaciara, Andréia Wagner (PSB), agradeceu a parceria de Emanuelzinho e Eduardo Português, ao explicar que neste momento pandêmico a prioridade do município é atender às questões relativas à saúde, especialmente os casos relacionados ao coronavírus.

“A gente só tem que agradecer o deputado Emanuelzinho e o prefeito Eduardo de São Pedro. Com certeza vai ajudar muito. Estou bastante otimista que essa fase vai passar. Estamos investindo muito em saúde, porque saúde é a nossa prioridade neste momento. Nossa missão é salvar vidas”, concluiu Andréia.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Mari Rose Oliveira Silva, em Jaciara existem duas ambulâncias, no entanto, apenas uma atende os pacientes da cidade e se necessário da região, já que outro veículo já não atende as necessidades do Hospital Municipal e que o mesmo veículo, novamente, está parado para manutenção mecânica. “Só podemos contar com uma, graças a Deus esse suporte chegou. Fica a nossa gratidão por essa parceria”, destacou.

Vale ressaltar que, a cidade atende pacientes locais, diagnosticados com covid-19, além de pacientes da região do Vale do São Lourenço, composta por Jaciara, São Pedro da Cipa, Juscimeira e Dom Aquino.

Emenda estadual – Durante a solenidade de entrega, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), anunciou um aporte financeiro na ordem de R$ 690 mil ao município, para aquisição de equipamentos e insumos do Hospital Municipal. O recurso é oriundo de emenda parlamentar, de sua autoria.

“Quero agradecer o Emanuelzinho e o Eduardo pela parceria.  O deputado Emanuelzinho tem se mostrado uma pessoa comprometida com Mato Grosso. Já, São Pedro, mostra que está pensando na região. Além disso, destinei uma emenda de quase R$ 700 mil para o custeio de remédios e insumos. Nosso intuito é reestruturar a rede (de saúde). A prefeita Andreia está organizando a casa e a administração e a nossa preocupação é salvar vidas”

Imunização – De acordo com o Painel de Distribuição de Vacinas (Vacinômetro), divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), Jaciara já vacinou 4.864 pessoas até o dia 20 de abril deste ano, além de 313 aplicações realizadas no feriado de Tiradentes, que ainda não foram computadas pela SES, somando 5.177 vacinas aplicadas.