Ouvidoria Municipal

Saúde

Projeto visa promover qualidade de vida em saúde visando a eliminação de peso corporal dos assistidos pelo Programa

A Prefeitura Municipal de Jaciara por meio da Secretaria de Saúde lançou o programa "Você + leve", o projeto visa atender os usuários do Sistema Único de Saúde que se encontram acima do peso e conta com profissionais da área de educação física bem como nutricionista.

"Esse projeto Você + Leve é o grupo de emagrecimento para os usuários do SUS, de acordo com a demanda e encaminhamentos para nutricionista. Tínhamos em média de 100 encaminhamentos para nutricionista de pacientes com excesso de peso e obesidade. Sendo assim decidimos prestar o atendimento visando a eliminação de peso corporal unindo as orientações nutricionais e de exercícios físicos adaptados", pontuou Bruno, educador físico do programa.

"Em virtude do agravo da pandemia decidimos fazer as atividades em plataforma online sendo com a nutricionista Paula Eleonora a cada 15 dias e com os educadores físicos Bruno Cardoso e Sergio Monteiro  semanalmente em grupos de apoio via whatsapp", avaliou Mari Rose Oliveira Silva, secretária de saúde.

" Serão dois encontros presencias, respeitando todas as normas de saúde contra o COVID 19, o projeto esta sendo estendido para todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) de acordo com a demanda dos encaminhamentos  que estavam no centro de regulação para a nutricionista", concluiu a secretária.

Para Paula Eleonora, nutricionista e coordenadora do programa, o intuito do projeto é promover qualidade de vida e inserir os assistidos na rotina da prática de exercícios físicos. "O Projeto alcança públicos de qualquer faixa etária e visa combater  doenças provenientes da obesidade, que por si só já uma doença multifatorial. Em muitos casos o excesso de peso não está ligado às questões alimentares, por isso o acompanhamento nutricional aliado à prática das atividades físicas", salientou a nutricionista.

Publicado em 12/03/2021

Fonte: ASCOM/2021