Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Fiscalizacao Sera Intensificada Em Jaciara A Partir Desta 6

COMBATE AO CORONAVÍRUS: Fiscalização será intensificada em Jaciara a partir desta 6ª

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, um óbito é registrado por semana

Publicado em: 11 de Fevereiro de 2021
Texto: ASCOM/2021
Foto: ASCOM/2021

A Prefeitura Municipal de Jaciara resolveu intensificar as ações de fiscalização em combate ao novo coronavírus, neste final de semana, mesmo com o feriado de carnaval cancelado conforme lei municipal. A ação sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde começa nesta sexta-feira (12) e segue até o domingo, entre 20h às 24h. O objetivo é conter possíveis aglomerações. Conforme decreto, estabelecimentos só poderão receber 50% da capacidade total.

A secretária da pasta, Mari Rose Oliveira Silva, alerta sobre os riscos de contaminação e falta de cuidados sanitários que começaram a afetar crianças, além do surgimento de variantes da Covid-19. Ela ainda lembrou das festas de fim de ano que trouxeram reflexos negativos, já que o número de internações aumentaram em janeiro deste ano.

“A população está um pouco relapsa em relação aos cuidados e com essa questão do carnaval, mesmo sendo cancelado, a gente tem certeza que haverá aglomeração. Estamos preocupados com o número elevado de casos. Cada dia está aumentando mais. Crianças, inclusive, adoecendo. Fim de ano, com as festas de natal e ano novo o número de contaminados pelo vírus subiu e o resultado foi o aumento de leitos ocupados atualmente”, alertou a gestora.

A fiscalização também conta com a participação da Polícia Militar que garantiu apoio na ação que promete fechar o cerco contra o vírus neste final de semana. “Vamos estar atentos ao cumprimento do decreto aqui em Jaciara. E, quem não estiver de acordo com as medidas sanitárias, sofrerão sanções. A regra é válida também, aos estabelecimentos. O que recomendamos é o cidadão se precaver para que não tenha prejuízos financeiros e nem à saúde”, destacou o tenente-coronel Handeson, da 7ª Cia PMMT.

A mobilização deste final de semana também é apoiada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaciara (CDL). “Nós, empresários, também nos preocupamos com a causa e principalmente com os nossos colaboradores, que estão suscetíveis a contrair o vírus e levar para casa. Então, o melhor remédio é prevenir. A CDL apoia cem por cento essa ação no município”, salientou Luiz Antônio Silva, presidente da CDL.

O trabalho intensificado de enfrentamento ao coronavírus conta ainda, com a atuação do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental e o Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

Denúncias – A Prefeitura orienta que em casos de aglomerações, denúncias podem ser feitas pelos seguintes contatos: Vigilância Sanitária: (66 99906-2432), Polícia Militar (190) e (66 99916-6509).

Casos em Jaciara – De acordo com o Boletim Municipal Epidemiológico, divulgado no dia 8 de fevereiro, Jaciara já contabiliza 54 óbitos por coronavírus. Até o momento foram registrados 2.128 casos confirmados, 56 pessoas contaminadas em isolamento domiciliar, 08 casos em análise e dois pacientes internados, sendo um em enfermaria e outro em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). 1.324 casos de contaminação foram descartados.