Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Da Inicio A Imunizacao E Deve Receber Cerca De Cem Idosos Com 90 Anos Ou Mais

COMBATE AO VÍRUS: Jaciara dá início à imunização e deve receber cerca de cem idosos com 90 anos ou mais



Publicado em: 10 de Fevereiro de 2021
Texto: ASCOM/2021
Foto: ASCOM/2021

O município também dá continuidade na imunização de profissionais da saúde pública e privada; vacinas foram enviadas pela SES nesta semana.

Seo José de Freitas, o José Coletor como é conhecido, foi o primeiro idoso imunizado contra a Covid-19, nesta quarta-feira (10). Ele esteve no Posto de Saúde (PSF-8), no Centro de Jaciara, onde foi recebido pela prefeita Andréia Wagner (PSB). A gestora fez questão de acompanhar de perto o início dos trabalhos e conversou com todos que aguardavam pelo atendimento.

“Hoje é um dia de vitória. Estávamos aguardando ansiosos pela chegada dessas vacinas. A luta é árdua contra essa pandemia, mas conseguimos dar o pontapé inicial com a vacinação já liberada. Infelizmente tem sido feito por etapa, o Brasil inteiro passa por isso, mas aos poucos vamos vencendo essa batalha.”, destacou.

Segundo o aposentado, a imunização foi presente de aniversário, já que nesta quinta-feira (11), ele completa 94 anos de idade. Muito lúcido, otimista e com uma alto astral prá lá de contagiante, ele conta como tem encarado os dias de pandemia.

“O mundo está padecendo por causa desse vírus, mas não podemos nos entregar, unidos vamos superar tudo isso. O momento é de se cuidar, usar máscara, álcool, além de se atentar a todos os outros cuidados orientados pelos médicos. É hora de evitar as aglomerações e orar muito”, avaliou.

O atendimento aos idosos é realizado no PSF 3 (Planalto) e PSF 8 (Centro). Os documentos necessários são: RG, CPF, cartão SUS e cartão de vacinação. De acordo com a responsável pelo setor de imunização, Francielly Carnbaúba, o município segue a orientação do Ministério da Saúde quanto à faixa-etária dos imunizados.

“Seguimos o que estabelece o ministério, começando pelas pessoas com idade mais avançada. E, esperamos que em breve seja liberado o próximo lote, para vacinação das pessoas entre 85 e 90 anos e assim sucessivamente”, salientou.

Jaciara, conforme senso 2020, IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), possui cerca de 100 idosos na faixa-etária de 90 anos ou mais, número este que a Saúde pretende imunizar o mais rápido possível.

Lembrando que, os idosos acamados também receberão a vacina. Para isso, familiares deverão entrar em contato com o PSF da sua região para comunicar os profissionais que se deslocarão até a residência do solicitante. Outras informações pelo telefone: (66) 3461-1271 - CIAAS.

Vacinados – A imunização em Jaciara teve início no dia 20 de janeiro e, de lá para cá, já foram vacinados 197 profissionais da saúde, que atuam na linha de frente em combate ao novo coronavírus, 247 demais profissionais da saúde e, 16 idosos institucionalizados.


Últimas Notícias