Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Secretaria De Saude De Jaciara Informa Alteracao No Calendario De Vacinacao Contra A Gripe

INFLUENZA: Secretaria de Saúde de Jaciara informa alteração no calendário de vacinação contra a gripe

Publicado em: 04 de Maio de 2020
Texto: Assessoria de Imprensa

A secretaria Municipal de Saúde de Jaciara informa que, seguindo o calendário do Ministério da Saúde, foram atualizadas as prioridades e as datas para vacinação contra a gripe.  A terceira fase,  que terá duas etapas, começa na próxima segunda-feira, 11 de maior e seguirá até o dia 5 de junho, nas oito Unidades Básicas de Saúde e no CEM - Centro de Especialidades Médicas, anexo ao Hospital Municipal (HMJ).

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Francielly Carnauba, este ano o Ministério da Saúde tomou a decisão de realizar vacinação contra a gripe - que protege contra os vírus influenza A(H1N1)pdm09, A(H3N2) e Influenza B - com três semanas de antecedência pelo momento em que o mundo enfrenta no combate à COVID-19.  Outra mudança é a divisão da terceira fase em duas e o cancelamento do Dia D.

“Embora esta vacina não proteja contra o novo coronavírus, protege-se a população contra a influenza, além de auxiliar na exclusão de diagnósticos em virtude da nova doença. Os sintomas da influenza são semelhantes aos da COVID-19 e a vacinação visa reduzir a carga de circulação da influenza na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, explicou Francielly.

Na primeira etapa da terceira fase, que acontece do dia 11 ao dia 17 de maio, serão vacinados: crianças de 6 meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência. Já na segunda etapa da terceira fase da campanha, que será do dia 18 de maio ao dia 6 de junho, serão imunizados adultos com idades entre 55 e 59 anos, professores da rede pública e privada

Ainda de acordo com a coordenadora, além do cartão de vacinação cada grupo prioritário deverá apresentar documentos como: caminhoneiros deverão estar munidos de carteira de motorista, crachá da empresa ou carteira de trabalho. Já os doentes crônicos deverão apresentar laudo médico e para profissionais da Saúde e segurança a carteirinha profissional.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Suely Cristina Castro, um dos objetivos principais preconizado pelo Ministério da Saúde é alcançar 90% da população de idosos, com idade acima de 60 anos. “Já atingimos 102,75% dessa meta e referente aos profissionais da área saúde fizemos a imunização de 80,82% da meta até o momento”, concluiu.