Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Secretaria Municipal De Saude Faz Alerta Para Aumento De Casos De Dengue Em Jaciara

AEDES AEGYPTI: Secretaria Municipal de Saúde faz alerta para aumento de casos de dengue em Jaciara

Publicado em: 29 de Abril de 2020
Texto: Assessoria de Imprensa

De janeiro a maio deste ano, o número de casos de dengue aumentou mais de 100% no município de Jaciara, segundo dados do último informe epidemiológico, comparado o mesmo período do ano passado (2019). Com objetivo de diminuir as incidências da doença no município, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está com ações de bloqueio químico nas localidades com notificações.

O coordenador da Vigilância Ambiental, José Anchieta, explicou que o bloqueio químico é feito baseado em casos que testaram positivos para qualquer uma das três doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegipty, sendo elas a Dengue, Zika ou a Chikungunya.

“Estamos em uma força tarefa na região central com 15 colaboradores, onde tiveram casos. No dias 28 e 29 foram 18 quarteirões, sendo nove cada dia. Nesta quinta (30), será feito o bloqueio em outros seis, no bairro Santo Antônio.”, disse o coordenador.

Comparando com o ano anterior, a dengue teve aumento significativo, sendo que em 2019 foram 11 casos e no mesmo período deste ano já somam 41 notificações. Já a Zika foram cinco (5) casos em 2019 e neste ano nenhuma notificação. E a chikungunya em 2019 teve 11 casos no mesmo período e neste ano apenas um (1).

A secretária de Saúde, Suely Cristina Castro, ressalta para que qualquer pessoa que estiver com sintomas suspeitos de Degue, Zika ou Chinkungunya, deve procurar a sua Unidade Básica de Saúde para fazer a avaliação e não usar medicamentos antes de passar por consulta médica.

“Aproveito a ocasião para pedir que receba bem nossos agentes de comunitários de saúde e ao agendes de endemias, os quais desenvolvem um trabalho importante para a coletividade na linha de frente de enfrentamento diante dessas doenças”, frisou a secretária.

Medidas de prevenção:

Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;

Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;

Manter caixas d’agua bem fechadas;

Remover galhos e folhas de calhas;

Não deixar água acumulada sobre a laje; Encher pratinhos de vasos com areia ate a borda ou lavá-los uma vez por semana;

Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;

Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;

Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;

Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;

Acondicionar pneus em locais cobertos;

Fazer sempre manutenção de piscinas; Tampar ralos;

Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;

Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;

Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;

Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;

Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água; Catar sacos plásticos e lixo do quintal.