Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Coronavirus Equipe Responsavel Pelo Transporte De Pacientes Recebe Orientacoes Em Jaciara

PANDEMIA : Coronavírus: Equipe responsável pelo transporte de pacientes recebe orientações em Jaciara

Publicado em: 23 de Março de 2020
Texto: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Jaciara, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou  treinamento com motoristas,  enfermeiro e técnica de enfermagem, que atuam diretamente no transporte de pacientes. Na ocasião, foram repassadas orientações para a aplicação de protocolo Covid-9. A capacitação ocorreu, neste domingo (22) no Hospital Municipal de Jaciara (HMJ) e contou com o acompanhamento do responsável de transporte Vânio Mariano Gomes e do coordenador de enfermagem do HM, Rafael Silva.

De acordo com a secertária de Saúde, Suely Cristina Castro, as medidas de prevenção e controle de infecção devem ser implementadas pelos profissionais que atuam nos serviços de saúde para evitar ou reduzir ao máximo a transmissão de microrganismos durante qualquer assistência à saúde realizada.

“Foram abordadas orientações para os serviços de saúde quanto às medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus COVID-19. Essas orientações podem ser refinadas e atualizadas à medida que mais informações estiverem disponíveis, já que se trata de um microrganismo novo no mundo”.

Suely destaca que as medidas devem ser implementadas antes da chegada do paciente ao serviço de saúde, na chegada, triagem, espera do atendimento, durante toda a assistência prestada e principalmente ao transporte.

“Qualquer pessoa que tenha contato próximo (dentro de 1 metro) com alguém que tenha sintomas respiratórios (por exemplo, espirros, tosse, etc.) está em risco de ser exposta a gotículas respiratórias potencialmente infecciosas”.

Recomendações

Melhorar a ventilação do veículo para aumentar a troca de ar durante o transporte, limpar e desinfetar todas as superfícies internas do veículo após a realização do transporte. A desinfecção pode ser feita com álcool a 70%, hipoclorito de sódio ou outro desinfetante indicado para este fim e seguindo procedimento operacional padrão definido para a atividade de limpeza e desinfecção do veículo e seus equipamentos e realizar higiene das mãos com álcool em gel ou água e sabonete líquido.

Sempre notificar previamente o serviço de saúde para onde o caso suspeito ou confirmado será encaminhado. Deve-se evitar o transporte interinstitucional de casos suspeitos ou confirmados. Se a transferência do paciente for realmente necessária, o paciente deve utilizar máscara cirúrgica durante todo o percurso, obrigatoriamente.