Você está em: Início / Imprensa / Notícias / 1 LIRAa Aponta Jardim Clementina Com Alto Risco De Infestacao Por Aedes Aegyti Em Jaciara

PREVENÇÃO : 1º LIRAa aponta Jardim Clementina com alto risco de infestação por Aedes Aegyti em Jaciara

Publicado em: 02 de Março de 2020
Texto: Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental, realizou entre os dias 6 e 10 de janeiro a 1ª edição do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa). O índice geral da situação larvária no município é de 2,0%, considerado  “médio risco”.

De acordo com o LIRAa, o bairro com maior índice de infestação é o Jardim Clementina com 17,6% classificado como “alto Risco”. Em segundo lugar está o bairro Santo Antônio com 8,1%, também considerado status “alto risco”. O bairro São Sebastião ficou em terceiro com 7,6%, seguido do Jardim Leblon com 6,2%, e Residencial Florais do Planalto com 5,8%.

“Essas informações são essenciais para o desenvolvimento de estratégias que devem serem utilizadas pelos profissionais da área da saúde para construírem ações e atividades em suas unidades e regiões, juntamente com sua equipe e toda comunidade, afim de reduzir os índices e notificações no decorrer do ano inteiro”, explicou coordenador da Vigilância Ambiental, José Anchieta.

Nesta 1ª edição do LIRAa de 2020, no mapeamento realizado pelo supervisor da vigilância Elian R. de Moraes, foi detectado que os focos ainda estão situados com maior frequência nas residências com 92% de presença do vetor, sendo que os depósitos predominantes são: tonéis, tambores, latas, sucatas, entulhos e pneus.

As principais ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti e eliminação das arboviroses, como zika, dengue e chikumgunya, acontecem por diversas formas. A principal dela é atuação consciente e permanente da população, que deve evitar água parada em qualquer local em que ela possa se acumular, em qualquer época do ano.

A secretária de Saúde, Suely Cristina Castro, alerta a todos que fiquem atentos quanto aos sintomas e caso exista a suspeita de dengue, zika ou chikungunya, procurar uma Unidade Básica de Saúde.  “Crianças com dengue podem apresentar apenas febre, acompanhada de choro fácil, irritação e falta de apetite e os idosos podem se sentirem mais desanimados e prostrados.

Medidas de prevenção

Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;

Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;

Manter caixas d’agua bem fechadas;

Remover galhos e folhas de calhas;

Não deixar água acumulada sobre a laje; Encher pratinhos de vasos com areia ate a borda ou lavá-los uma vez por semana;

Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;

Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;

Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;

Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;

Acondicionar pneus em locais cobertos;

Fazer sempre manutenção de piscinas; Tampar ralos;

Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;

Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;

Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;

Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;

Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água; Catar sacos plásticos e lixo do quintal.