Prefeitura Municipal de Jaciara Saúde leva bloco da prevenção e conscientização para a avenida - Prefeitura Municipal de Jaciara

Saúde leva bloco da prevenção e conscientização para a avenida

Jaciara, 22 de fevereiro de 2020

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Jaciara colocou o bloco da prevenção na avenida com um “pit stop” de conscientização contra o uso de drogas e ação de prevenção de Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Na ocasião foram distribuídos preservativos masculino e feminino, lubrificantes e panfletos informativos. A ação aconteceu, na tarde desta sexta-feira (21), na Avenida Antônio Ferreira Sobrinho.

Casos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) têm crescido no país e o objetivo da campanha de prevenção é que no Carnaval essa tendência não seja turbinada. Dados do Ministério da Saúde mostram que a população entre 25 e 39 anos é a mais suscetível a contrair as enfermidades transmitidas pelo sexo, sobretudo jovens com idades entre 15 e 29 anos.

De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), de 2007 até junho de 2019, foram notificados 300.496 casos de infecção pelo HIV no Brasil, sendo maior na região Sudeste com 136.902 (45,6%) e a menor porcentagem na região Centro-oeste com 21.979 (7,3%) .

Doença do Beijo

Nem só de marchinhas, serpentina e fantasias se faz o Carnaval. Essa época do ano também é conhecida pelos romances-relâmpagos de quem curte a festa na avenida ou em blocos de rua. Além de ser divertida, a paquera faz parte da folia, mas o problema é que os solteiros ficam mais expostos à mononucleose, também conhecida como “a doença do beijo”, que é da mesma família do herpes.

Publicado em 22/02/2020