Prefeitura Municipal de Jaciara Secretaria de Saúde realiza testes rápido para detectar HIV e IST´s na Cadeia Pública de Jaciara - Prefeitura Municipal de Jaciara

Saúde

Jaciara, 07 de fevereiro de 2020

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que atua na Unidade Básica de Saúde 5, realizou testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis, com os 59 detentos que estão presos na Cadeia Pública de Jaciara, na última quarta-feira (05).

Segundo o enfermeiro Fabrício Fabian, além dos detentos sete agentes penitenciários também realizaram as provas. Na ocasião também foram repassadas orientações de prevenção, como uso correto de preservativos, consulta com enfermeiro e médico, distribuição de escova dental e pasta para saúde bucal.

“Essa ação é uma continuidade da mobilização realizada no final do ano, Dezembro Vermelho, sobre prevenção ao vírus HIV, AIDS e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), que foi promovida Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria de Saúde”.

Onde posso fazer testes rápidos?

Para diagnosticar e prevenir doenças sexualmente transmissíveis, a Secretaria Municipal de Saúde, além de exames laboratoriais, também disponibiliza testes para HIV, sífilis e hepatites B e C de forma gratuita. Os testes rápidos podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue e o resultado é fornecido no máximo 30 minutos.

“Para quem tiver interesse m realizar o teste rápido basta comparecer no Centro de Especialidades Médicas (CEM), ao lado do Hospital Municipal, ou nas Unidades Básicas de Saúde (PSF3 e PSF 5), localizadas nos bairros Cohab São Lourenço e Planalto. Lembrando que o PSF também tem atendimento no período noturno”, conclui Fabrício.

Quando fazer o teste de HIV?

O teste de HIV deve ser feito com regularidade e sempre que você tiver passado por uma situação de risco, como ter feito sexo sem camisinha. É muito importante que você saiba se tem HIV para buscar tratamento no tempo certo, possibilitando que você ganhe muito em qualidade de vida.

Publicado em 07/02/2020