Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Secretaria De Saude Realiza Testes Rapido Para Detectar HIV E ISTs Na Cadeia Publica De Jaciara

PREVENÇÃO : Secretaria de Saúde realiza testes rápido para detectar HIV e IST´s na Cadeia Pública de Jaciara

Publicado em: 07 de Fevereiro de 2020
Texto: Assessoria de Imprensa

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que atua na Unidade Básica de Saúde 5, realizou testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis, com os 59 detentos que estão presos na Cadeia Pública de Jaciara, na última quarta-feira (05).

Segundo o enfermeiro Fabrício Fabian, além dos detentos sete agentes penitenciários também realizaram as provas. Na ocasião também foram repassadas orientações de prevenção, como uso correto de preservativos, consulta com enfermeiro e médico, distribuição de escova dental e pasta para saúde bucal.

“Essa ação é uma continuidade da mobilização realizada no final do ano, Dezembro Vermelho, sobre prevenção ao vírus HIV, AIDS e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), que foi promovida Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria de Saúde”.

Onde posso fazer testes rápidos?

Para diagnosticar e prevenir doenças sexualmente transmissíveis, a Secretaria Municipal de Saúde, além de exames laboratoriais, também disponibiliza testes para HIV, sífilis e hepatites B e C de forma gratuita. Os testes rápidos podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue e o resultado é fornecido no máximo 30 minutos.

“Para quem tiver interesse m realizar o teste rápido basta comparecer no Centro de Especialidades Médicas (CEM), ao lado do Hospital Municipal, ou nas Unidades Básicas de Saúde (PSF3 e PSF 5), localizadas nos bairros Cohab São Lourenço e Planalto. Lembrando que o PSF também tem atendimento no período noturno”, conclui Fabrício.

Quando fazer o teste de HIV?

O teste de HIV deve ser feito com regularidade e sempre que você tiver passado por uma situação de risco, como ter feito sexo sem camisinha. É muito importante que você saiba se tem HIV para buscar tratamento no tempo certo, possibilitando que você ganhe muito em qualidade de vida.