Prefeitura Municipal de Jaciara Roda de conversa discute saúde mental com profissionais da enfermagem em Jaciara - Prefeitura Municipal de Jaciara

Saúde

Jaciara, 06 de fevereiro de 2020

Enfermeiros que atuam na Secretaria Municipal de Saúde de Jaciara participaram de uma roda de conversa com o tema “Transtornos Psicossomáticos Relacionados a Profissão Enfermagem”. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (05), no auditório da Faculdade Eduvale.

De acordo com o gerente de enfermagem do Hospital Municipal de Jaciara, Rafael Silva, o tema é atual, pois vários colegas da área possuem algum tipo de transtorno psicológico, tendo em vista alguns fatores tais como depressão, ansiedade e alguns casos levar até mesmo ao suicídio.

“Nossa profissão lida com pacientes em situação de dor e sofrimento, de morte, e isso abala também o emocional do profissional. Sobrecarga no trabalho, transtornos emocionais que acarretam em problemas psicológicos”.

A psicóloga Bethânia Figueiredo do Santos foi ministrou a palestra sobre o tema que afetam esses profissionais que atuam na linha de frente do atendimento, enfrentam situações de estresse.

Segundo dados do Conselho Nacional de Enfermagem, apenas 29% dos profissionais de Enfermagem se sentem seguros em seus ambientes de trabalho. A pressão e a sobrecarga, com jornada exaustiva, voltaram à discussão nacional com casos recentes de suicídio de profissionais.

O cansaço exagerado, pensamentos autodestrutivos, tristeza e ansiedade são sinais de alerta para a busca de auxílio. Um gesto de cuidado pode fazer a diferença. No mês Janeiro Branco, mês de promoção da Saúde Mental, a Prefeitura de Jaciara através da Secretaria Municipal de Saúde apoiou a iniciativa e a causa com a realização de diversas atividades para enfermeiros e demais profissionais que atuam na pasta.

Publicado em 06/02/2020