Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Saude Oferta Planejamento Familiar Com Aconselhamentos E Procedimentos Contraceptivos Em Jaciara

SAÚDE DA FAMÍLIA: Saúde oferta planejamento familiar com aconselhamentos e procedimentos contraceptivos em Jaciara

Publicado em: 06 de Fevereiro de 2020
Texto: Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaciara realiza todas as primeiras terças-feiras de cada mês, às 16 horas, reunião de aconselhamento em planejamento familiar com ações voltadas para que homens e mulheres organizem a chegada dos filhos ou a prevenção da gravidez. Nessa semana, 21 pessoas participaram do encontro no Centro de Especialidades Médicas (CEM), anexo ao Hospital Municipal de Jaciara.

Segundo a assistente social Alice Siqueira, a reunião de Aconselhamento em Planejamento Familiar é destinada a pessoas ou casais com idade superior a 25 anos e/ou com dois filhos vivos, os quais terão acompanhamento com profissionais como médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social.

“Todos os participantes dos encontros, os quais serão encaminhados pelas oito Unidades Básicas de Saúde, terão acesso e encaminhamento para implantação de DIU (dispositivo intra-uterino) ou esterilização definitiva com métodos de laqueadura para as mulheres e vasectomias para os homens”, explicou a assistente social.

A equipe multidisciplinar que fará o acompanhamento é formada pela enfermeira Kelly Bentak, psicóloga Mirna Monte, a assistente social Alice Siqueira e os médicos Adriana Ribeiro Ramalho e Gutemberg Milan Velásquez - para serem realizados alguns  dos métodos indicados.

A secretária municipal de Saúde, Suely Cristina Castro, destaca que com esses encontros mensais, a Saúde do município de Jaciara estará garantindo o direito fundamental ao planejamento familiar de acordo com a Lei nº 9.263, de janeiro de 1996.

“Para algum dos métodos definitivos precisa ser bem pensado, já que são de difícil reversão. Em alguns casos a mulher só tem acesso à informação da laqueadura de trompas e na reunião ela fica sabendo de outros métodos que podem ser tão eficazes quanto, e podem ser menos invasivos”, conclui a secretária.