Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Janeiro Branco Promove Reflexao Sobre Saude Mental E Bem Estar Aos Servidores Municipais Em Jaciara

PREVENÇÃO : Janeiro Branco promove reflexão sobre saúde mental e bem-estar aos servidores municipais em Jaciara

Publicado em: 30 de Janeiro de 2020
Texto: Assessoria de Imprensa

Os colaboradores que atuam em todos os setores da Secretaria Municipal de Saúde de Jaciara e das secretarias de Educação e Assistência Social participam das atividades alusivas ao Janeiro Branco, que é o mês de prevenção e cuidados da saúde mental. As ações foram desenvolvidas na Academia de Saúde, na Praça JK.

Para a secretária de Saúde, Suely Cristina Castro as ações desenvolvidas por profissionais psicólogos, educadores físicos e psiquiatra, foram convites para uma reflexão sobre a vida, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

“O começo do ano costuma ser um período de muita reflexão, de planejamentos, de olhar para dentro. O momento da palestra foi estratégico, sendo que os profissionais que atuam na área da Saúde são os que mais sofrem sobrecarga psíquica e que muitos desses servidores adoecem e não são percebidos pelo próprio sistema”, disse Suely.

Suely  destacou que o Executivo Municipal tem se preocupado com essa situação e vem desenvolvendo diversas atividades inclusivas para abordar o tema e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e como conseqüência positiva os serviços prestados.

A psiquiatra Josiane Lopes ressaltou que o Janeiro Branco foi criado para esclarecer e desmitificar a questão de saúde mental. A médica abordou, nas rodas de conversa durante esse mês a questão da ansiedade, da depressão e os males que acarretam na vida das pessoas de uma forma geral, além de outras doenças de cunho mental.

“Todos nós nos preocupamos muito com questão somática do corpo, mas esquecemos do fundamental que é a questão psiquiátrica, a saúde mental. Os servidores do município como público alvo é justamente para cuidar de quem cuida da população, entre eles profissionais da Educação, da Assistência Social e da Saúde”, explicou a psiquiatra.

Luana Maíra, técnica de enfermagem na Unidade Básica de Saúde do bairro Planalto (PSF 3), disse que o evento foi muito produtivo para os funcionários, principalmente da Saúde, já eles cuidam das outras pessoas e ao mesmo tempo tem que cuidar de si próprio.

Clique na Imagem para Ampliar!