Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Colaboradores Da Saude Participam De Capacitacao Com Especialistas Em Jaciara

MATERNIDADE: Colaboradores da Saúde participam de capacitação com especialistas em Jaciara



Publicado em: 05 de Novembro de 2019
Texto: ASCOM/PMJ
Foto: Divulgação / Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde proporcionou aos servidores da Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e de Média Complexidade uma Reunião Ampliada para capacitação com temas relacionados a maternidade. O encontro, que contou com a participação de palestrantes especialistas, aconteceu na última sexta (1º), no plenário da Câmara Municipal.
 
No encontro, a médica infectopediatra Vanesssa Siano da Silva abordou o tema “Sífilis Congênita, Fluxo e Condutas com recém nascido. Já a psicóloga Maria Betânia Figueiredo dos Santos abordou “Quadro de Depressão em Gestantes e Puérperas. 
 
O diretor clínico do Hospital Municipal de Jaciara, enfermeiro Rafael, frisou a importância dos dois assuntos explanados na Reunião Ampliada para os profissionais da saúde que atuam com o público gestacional. 
 
“Informações muito importantes, para nós profissionais da saúde, que muitas vezes nos deparamos com situações de abortos ou até mesmo mortes pré-maturas e temos que estar preparados para auxiliar pacientes em momentos de sofrimento e o psicológico abalado, para que elas não entrem em depressão”.
 
Quanto a questão da sífilis, o enfermeiro, ressaltou que nos dia de hoje, existem tratamentos com alguns antibióticos para que a doença na gestação, denominada sífilis evite acarretar graves problemas para o bebê no futuro, caso não seja tratada da maneira correta.
 
A secretária Municipal de Saúde Suely Cristina Castro destacou que a administração da pasta tem buscado e promovido diversas alternativas para implementar a Educação em Saúde para os servidores da pasta. 
 
“Essas ações favorecem o aprimoramento de todos os envolvidos, não apenas no aspecto pessoal como também no profissional, por meio da valorização dos diversos saberes e da possibilidade de intervir criativamente no processo de saúde-doença”, concluiu a secretária. 
 
A capacitação foi realizada pela Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf) e Instituto Paiaguas.


Galeria de Fotos

Clique na Imagem para Ampliar!
Últimas Notícias