Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Setembro Amarelo Promoveu Atividades Para Usuarios E Colaboradores Da Saude Em Jaciara

PREVENÇÃO AO SUICÍDIO: Setembro Amarelo promoveu atividades para usuários e colaboradores da Saúde em Jaciara

Publicado em: 30 de Setembro de 2019
Texto: ASCOM/PMJ

Uma programação especial foi preparada com foco na prevenção do suicídio. As ações da campanha Setembro Amarelo, foram realizadas pela Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria Municipal e Saúde em todas as Unidades Básicas de Saúde. O encerramento oficial aconteceu na tarde desta segunda-feira (30), com panfletagem nos comércios e região central do município.
O projeto da campanha foi idealizado pelas coordenações da Atenção Básica e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), a qual neste ano contemplou tanto a comunidade em geral quanto aos colaboradores que atuam em todos os setores da Saúde. O foco foi a saúde mental com práticas integrativas na Cachoeira da Fumaça.
Segundo o coordenador da Atenção Básica, Adelson Menezes, as atividades tiveram como meta alcançar o máximo de pessoas. “Foram abordados temas como: prevenção ao suicídio, hábitos de vida para melhorar a saúde mental, depressão, baixa autoestima e assuntos relacionadas a saúde da mente, visto que muitos usuários utilizam cada vez mais medicamentos psico ativos, além de que muitos desconhecem a importância dos profissionais de psiquiatria e psicologia  ", completou o coordenador.
Os profissionais de psicologia que promoveram palestras nas unidades foram: Fernanda Diniz (UBS 4), Fabiana (UBS 2), Benedito Wancley (UBS 2), Adriana Maforte (UBS 7), MirnaTomé (UBS), Diego Coelho (UBS 6), Valquíria Amaral (UBS 3) e Fernanda Diniz (UBS 5).
Colaboradores
A Prática Integrativa Complementar para os colaboradores da Saúde Pública aconteceu na Cachoeira da Fumaça destinada aos servidores das unidades e de dos demais setores da Secretaria Municipal de Saúde como NASF, Vigilância Ambiental, Caps, CAT, Laboratório Municipal, Cridac, SAMU e HMJ.
A atividade, sugerida pela secretária da pasta, Suely Castro, foi conduzida pela psicóloga, Paula Karoline Saldanha Vieira Sonsin. Um momento de "limpeza mental", meditação, de contato com o meio ambiente, trilha e integração.
De acordo com a coordenadora do NASF-AB, nutricionista Paula Eleonora, uma parte da população procura os serviços de saúde se dor de cabeça, de dente, ou outros problemas de saúde, mas poucos dão importância as dores emocionais, que estas ações alertem a todos a importância de se cuidar dos sentimentos e pensamentos.

Clique na Imagem para Ampliar!