Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Setembro Amarelo Prefeitura Realiza Atividades Durante A Campanha De Prevencao Ao Suicidio

SAÚDE: Setembro Amarelo: Prefeitura realiza atividades durante a campanha de prevenção ao suicídio

Publicado em: 23 de Setembro de 2019
Texto: ASCOM-PMJ
Foto: ASCOM/PMJ

Visando a prevenção ao suicídio, a Secretaria de Saúde deu início as ações da campanha Setembro Amarelo, no dia 20 de setembro, sexta-feira. Todas as Unidades Básicas de Saúde do município serão contempladas com uma programação especial.

A UBS 4, localizada no bairro São Sebastião, foi a primeira a receber a campanha, com uma palestra ministrada pela psicóloga, Fernanda Diniz. O projeto foi idealizado pelas coordenações da Atenção Básica e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB).

"O nosso intuito é alcançar o máximo possível de pessoas, com a participação dos psicólogos que atuam no município, tanto da rede pública quanto da rede privada, para que cada um dentro de uma Unidade Básica de Saúde, aborde temas como: prevenção ao suicídio, hábitos de vida para melhorar a saúde mental, depressão, baixa autoestima e assuntos relacionadas a saúde da mente", disse o coordenador da Atenção Básica, Adelson Menezes.

A campanha segue no dia 23/09, às 8h, na UBS 1 com a psicóloga Fabiana. No dia 24, às 8h, na UBS 2, com o psicólogo Benedito e às 14h, na UBS 7, com a psicóloga Adriana Maforte.  Dia 25, às 13h30, a UBS 8, recebe a psicóloga Mirna. Já no dia 26, às 8h, a UBS 6, recebe o psicólogo Diego e às 14h, o trabalho será na UBS 3, com a psicóloga, Valquíria. A programação encerra no dia 30, às 8h, na UBS 5, com a psicóloga, Fernanda.

Prática Integrativa Complementar para os colaboradores da Saúde Pública

Aproveitando o ensejo da campanha Setembro Amarelo e visando também a qualidade de vida e a saúde mental dos profissionais da saúde, a responsável pela pasta, Suely Castro, propôs aos colaboradores uma "Prática Integrativa Complementar", conduzida pela psicóloga, Paula Saldanha Sonsin, na Cachoeira da Fumaça.

Segundo o coordenador da Atenção Básica, trata-se de um momento de "limpeza mental, meditação, de contato com o meio ambiente, trilha e integração", relatou. A primeira turma a participar da ação foi a Unidade 3 e 5 e alguns colaboradores do NASF-AB.

No dia 24, terça-feira, será a vez da UBS 1 e vigilância sanitária. Dia 25, UBS 2, 7 e vigilância ambiental. Dia 26, CAPS, NASF, CAT e laboratório municipal e no dia 27, UBS 8, 6 e Secretaria Municipal de Saúde. Ainda não foi definida a data da participação dos colaboradores do HMJ e SAMU.