Prefeitura Municipal de Jaciara 3º LIRAa anual aponta baixo risco de infestação do Aedes Aegypti em Jaciara - Prefeitura Municipal de Jaciara

3º LIRAa anual aponta baixo risco de infestação do Aedes Aegypti em Jaciara

Jaciara, 19 de setembro de 2019

Foto: ASCOM/PMJ

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da equipe de endemias da Vigilância Ambiental de realizou o 3º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti no município de Jaciara. Na amostragem realizada entre os dias 2 e 4 de setembro, o município ficou classificado como de baixo risco de infestação.
De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, José Anchieta P. de Lima,  neste ano de 2019 já foram realizados três levantamentos, sendo que o último apresentou o menor índice de  0,1%, classificado com o status “Baixo Risco”. O bairro Centro apresentou o maior índice com 1,8%.
No primeiro LIRAa, realizado entre os dias 25 e 27 de fevereiro, o índice geral foi de 1,0% e status “Médio Risco”, com maiores incidências no Centro (1,06%), Jardim Leblon (5,0%), Jardim Aeroporto (6,6%), Santo Antônio (3,33%) e São Sebastião (1,29%). Já no segundo levantamento, que aconteceu entre os dias 3 e 5 de junho, o Status foi de “Baixo Risco” com o índice geral de 0.2%, sendo o Jardim Aeroporto (5,88%) e Planalto (1.08%) com os maiores índices.
 “Essas informações, do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti, podem e devem serem utilizadas pelos profissionais da área da saúde para desenvolverem ações e atividades em toda com o objetivo de reduzir os índices no decorrer do ano. Mesmo com status de Baixo Risco a população deve continuar fazendo o dever de casa para evitar a formação de criadouros”, frisou o coordenador.
O LIRAa consiste em uma amostragem larvária bimestral de Aedes aegypti no município para obter a estimativa da infestação pelo vetor da dengue. Essa amostragem deve ser precedida de um mapeamento e estratificação dos imóveis do município em unidades territoriais, sendo uma ferramenta fundamental para direcionamento e intensificação das ações antivetoriais, pois apresenta a magnitude e a distribuição da infestação por tipo de criadouro nas diferentes regiões do município.

Publicado em 19/09/2019

Fonte: ASCOM/PMJ

Clique na Imagem para Ampliar!