Você está em: Início / Imprensa / Notícias / CAPS Promove Evento Em Prol Da Campanha Setembro Amarelo Que Visa Prevenir O Suicidio

PREVENÇÃO: CAPS promove evento em prol da campanha Setembro Amarelo que visa prevenir o suicídio



Publicado em: 06 de Setembro de 2019
Texto: ASCOM-PMJ
Foto: ASCOM/PMJ

O Setembro Amarelo é uma campanha que visa alertar a população sobre a prevenção ao suicídio. É neste mês que acontece de forma mais intensiva ações que buscam promover a saúde mental e dar destaque as instituições que oferecem ajuda a quem precisa.

Com esse propósito, no dia 5 de setembro, a Secretaria de Saúde por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Jaciara promoveu uma evento para divulgar a campanha, com palestra ministrada pela psiquiatra da unidade, Elisâgela Pinho e pelo psicólogo da faculdade Eduvale, Magno Rafael.

Além disso, as atividades tiveram a participação da equipe multidisciplinar do Núcleo de Ampliado da Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), dos alunos do curso de psicologia da faculdade Eduvale, de enfermagem do curso Super Mais e colaboradores da empresa Gazin.

Para a psicóloga, Fernanda Diniz, a intenção foi proporcionar, aos usuários do CAPS, um momento de troca de conhecimentos e apresentar a eles o objetivo da campanha de prevenção ao suicídio.

"Falamos sobre a importancia de ouvir sem julgamento, sem preconceito, ouvir de uma forma em que eles se sintam acolhidos por nós e, principalmente, amados, porque nós muitas vezes a nossa dor não é a dor deles e nem a dor deles é a nossa dor. Então, o nosso intuito hoje é a favor da vida e não ao suicídio", disse Fernanda.

A Gislaine Melo, de 35 anos, frequenta o CAPS e destacou que já tentou tirar a própria vida, mas hoje tem certeza de que o suicídio não compensa. "Todo mundo tem problema, mas às vezes achamos que o nosso problema é maior que o do outro, mas não é. Todos temos os nossos objetivos, de ser alguém na vida, de dar orgulho para família, eu pelo menos penso, em tudo isso, então temos que continuar lutando por isso, pela nossa vida", comentou.

A enfermeira da unidade, Mônica Moura, comentou que qualquer pessoa pode ser acometida por pensamento suicida. "É um tema muito importante, que tem que ser falado, porque não importa a idade ou condições financeiras. Então, quero parabenizar a todos que estiveram no evento, ao prefeito Abdo pelo suporte e todos que trabalharam para que essa tarde fosse realizada no CAPS", frisou a enfermeira.


Últimas Notícias