Prefeitura Municipal de Jaciara Saúde promove encontro mensal de Aconselhamento em Planejamento Familiar em Jaciara - Prefeitura Municipal de Jaciara

Fale conosco

(66) 3461-7900

Saúde


Saúde promove encontro mensal de Aconselhamento em Planejamento Familiar em Jaciara

Jaciara, 05 de setembro de 2019

Foto: Divulgação / Reprodução

Com o objetivo de orientar o planejamento familiar, a Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoverá encontros toda primeira terça-feira de cada mês com uma equipe multidisciplinar, sempre às 16 horas, no Centro Integrado de Atenção e Atendimento à Saúde (CIAAS), que fica anexo ao Hospital Municipal de Jaciara (HMJ). O próximo encontro será no dia 1º de outubro.
Segundo a assistente social Alice Siqueira, a reunião de Aconselhamento em Planejamento Familiar é destinada a pessoas ou casais com idade superior a 25 anos e com dois filhos vivos, os quais terão acompanhamento com profissionais como médicos, enfermeiros, psicólogo e assistente sociais.
“Todos os participantes dos encontros, os quais serão encaminhados pelas oito Unidades Básicas de Saúde, terão acesso e encaminhamento para implantação de DIU (dispositivo intra-uterino) ou esterilização definitiva com métodos de laqueadura para as mulheres e vasectomias para os homens”, explicou a assistente social. 
A secretária municipal de Saúde, Suely Cristina Castro, destaca que com esses encontros mensais, a Saúde do município de Jaciara estará garantindo o direito fundamental ao planejamento familiar de acordo com a Lei nº 9.263, de janeiro de 1996. 
“Todas as pessoas encaminhadas pelas Unidades que participarem das reuniões já sairão com o agendamento marcado com a equipe multidisciplinar para em seguida realizar o procedimento escolhido ou indicado. Para quem for fazer laqueadura ou vasectomia, deverá assinar um termo de responsabilidade 60 dias antes da cirurgia”, frisou Suely. 
Suely ressalta que a decisão por algum dos métodos definitivos precisa ser bem pensada, já que são de difícil reversão. “Em alguns casos a mulher só tem acesso à informação da laqueadura de trompas e na reunião ela fica sabendo de outros métodos que podem ser tão eficazes quanto, e podem ser menos invasivos”.

Publicado em 05/09/2019

Fonte: ASCOM/PMJ


Últimas Notícias

2020 © Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Jaciara - Mato Grosso - CEP: 78820-000