Prefeitura Municipal de Jaciara Profissionais da saúde participam do primeiro Encontro do projeto Planifica SUS - Prefeitura Municipal de Jaciara

Profissionais da saúde participam do primeiro Encontro do projeto Planifica SUS

Jaciara, 21 de agosto de 2019

Foto: ASCOM/PMJ

Os colaboradores que atuam na Atenção Primária à Saúde, das oito unidades de Jaciara, participaram do 1º workshop do PlanificaSUS nos dias 19 e 20 de agosto, no auditório da Faculdades Eduvale. A abertura contou com representantes do Executivo, Legislativo e sociedade civil.

Na ocasião, a secretária de Saúde, Suely Cristina Castro, enfatizou que a planificação, que propõe a rever a atenção primária e ambulatorial especializada em seus micros e macros processos organizados em rede, tem a expectativa de resolver até 90% das necessidades das pessoas no serviço de atenção primária e somente chegue a atenção ambulatorial especializada, quem de fato precise de serviço.

“O PlanificaSUS foi criado como proposta do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Ministério da Saúde e Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, como um processo de educação permanente, que permite desenvolver habilidades e competências dos profissionais que atuam na atenção à saúde”, completou a secretária.

O workshop foi realizados em dois dias, no primeiro estavam os profissionais dos PSF 2, 3, 4 e 4. Já no segundo dia os colaboradores que atuam nos PSF 1, 6, 7 e 8.  Eles contaram com o apoio dos profissionais: a enfermeira Patrícia Ferreira (tutora), o educador físico Willian Fernando ( facilitador), a assistente social Alice Siqueira (facilitadora), a psicóloga Mirna Monte (facilitadora) e a fisioterapeuta Ana Carolina (facilitadora).

“Nossa missão será acompanhar todas as oficinas de capacitação e a reestruturação tanto de macro quanto de microprocessos para que todos os procedimentos realizados na unidade serão revistos, reavaliados e planejado com a realidade do território de abrangência da unidade”, concluiu Patrícia.

A primeira unidade de saúde que receberá as ações do PlanificaSus será o PSF 3, localizado no bairro Planalto, escolhida para ser unidade laboratório, após a implantação, para as demais.  Entre as melhorias que visam no projeto estão: reestruturação física, técnica e de funcionabilidade para atender a real demanda populacional.

Para o prefeito Abdo Mohammad, que esteve na abertura do workshop, o aperfeiçoamento e capacitação têm que ser constantes para a melhoria do atendimento, sendo que não adianta estar com as estruturas físicas melhores, equipamentos novos e a atenção com a população não acompanhar da mesma forma.

“Temos que nos entregar um pouco mais com gestos simples que acolhe, a mão no ombro e o carinho. As pessoas que procuram um órgão de saúde já estão debilitada de alguma forma, emocionalmente, fisicamente e precisam de atenção. O PlanificaSus veio para somar e organizar toda a estrutura, desde o atendimento inicial até o final e que o paciente não fique no meio do caminho”, destacou o prefeito.

Publicado em 21/08/2019

Fonte: ASCOM-PMJ

Clique na Imagem para Ampliar!