Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Secretaria De Saude Convoca Criancas Para Vacinacao Contra O Sarampo Em Jaciara

PREVENÇÃO: Secretaria de Saúde convoca crianças para vacinação contra o sarampo em Jaciara



Publicado em: 07 de Agosto de 2019
Texto: ASCOM/PMJ
Foto: Divulgação / Reprodução

O Ministério da Saúde soltou um comunicado nesta terça-feira (06/08) para alertar pais, mães e responsáveis que vão viajar com seus filhos para localidade que há surto ativo do sarampo, para que vacinem seus filhos. Preocupada com a atual situação nacional, a Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando o calendário para crianças de seis meses a menores de um ano de idade, nas oito unidades de PSF´s – Programa Saúde da Família. 
De acordo com a secretária de Saúde, Suely Cristina Castro, os 907 casos confirmados foram registrados nos estados de São Paulo, Pará e Rio de Janeiro, mas o alerta serve para todas as crianças que estão sem vacinar em Jaciara, principalmente com idades entre seis meses a menores de um ano de idade, as quais estão mais propícias ao contágio. 
“O sarampo é uma doença infecciosa aguda grave, de natureza viral, propagada por pequenas gotículas expelidas através da fala, da tosse e do espirro. Pode ser transmitida facilmente e contraída por pessoas de qualquer idade. A vacinação é a única maneira eficaz de se prevenir”, ressaltou a secretária. 
O coordenador da Atenção Básica de Jaciara, enfermeiro Adelson Luiz Menezes, explica que Mato Grosso não está na relação dos estados com surto de sarampo, mas Jaciara é uma cidade que recebe pessoas de várias regiões, sendo cortada por uma rodovia federal (BR 163/364), além de um grande número de motoristas que transportam cargas para todas as localidades do país. 
“O Ministério da Saúde recomenda a vacinação de rotina contra o sarampo para todas as crianças a partir dos 12 meses. No PSF, ela é dividida em duas doses: a primeira aos 12 meses, com a vacina tríplice viral (sarampo-caxumba-rubéola), e a segunda aos 15 meses, com a tetraviral (sarampo-caxumba-rubéola-varicela). Dos cinco até os 29 anos, são indicadas duas doses, com intervalo de 30 dias. Já dos 30 até os 49 anos, uma dose é suficiente”, explicou o coordenador.


Últimas Notícias