Você está em: Início / Imprensa / Notícias / PSF 3 Sera Referencia Para As Demais Unidades De Saude Com O Planifica SUS Em Jaciara

SAÚDE: PSF 3 será referência para as demais unidades de Saúde com o Planifica SUS em Jaciara

Publicado em: 01 de Agosto de 2019
Texto: ASCOM/PMJ

O PSF 3, localizado no bairro Planalto, é a unidade laboratório escolhida para a receber a implantação do projeto Planifica SUS, o qual visa uma total reestruturação física, técnica e de funcionabilidade para atender a real demanda populacional. Para isso, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Jaciara realizou a primeira reunião com todos os servidores da unidade que servirá como espelho para as demais, nesta quarta-feira (31/07).
De acordo com a tutora do Planifica Sus, enfermeira Patrícia Ferreira, o programa tem como objetivo reestruturar todo o Sistema Único de Saúde para não perder o paciente e além disso ofertar todos os serviços à população, para os quais cada unidade foi construída, sendo que a gestão de cada uma será feita a partir da base populacional. Isto é, oferecer serviços de acordo com o que aquela população necessita.
“Vamos começar do zero, com toda a territorialização do PSF 3, cadastramento familiar, classificação de risco das famílias assistidas, diagnóstico local, dentre outros. Nós vamos fazer realmente acontecer a Unidade Básica juntamente com a Atenção Especializada. O paciente será acompanhado do inicio ao término do tratamento”, frisou Patrícia.
A secretária de Saúde, Suely Cristina Castro, enfatizou que a planificação, que propõe a rever a atenção primária e ambulatorial especializada em seus micros e macros processos organizados em rede, tem a expectativa de resolver até 90% das necessidades das pessoas no serviço de atenção primária e somente chegue a atenção ambulatorial especializada, quem de fato precise de serviço.
“O Planifica SUS foi criado como proposta do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Ministério da Saúde e Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, como um processo de educação permanente, que permite desenvolver habilidades e competências dos profissionais que atuam na atenção à saúde”, completou a secretária.

Equipe

Na equipe da Secretaria Municipal de Saúde que irá auxiliar a implantação do programa de planificação estão: a enfermeira Patrícia Ferreira (tutora), o educador físico Willian Fernando (facilitador), a assistente social Alice Siqueira (facilitadora), a psicóloga Mirna Monte (facilitadora) e a fisioterapeuta Ana Carolina. Eles terão como missão acompanhar todas as oficinas de capacitação e a reestruturação tanto de macro quanto de microprocessos para que todos os procedimentos realizados na unidade serão revistos, reavaliados e planejado com a realidade do território de abrangência da unidade.

Clique na Imagem para Ampliar!