Você está em: Início / Imprensa / Notícias / HMJ Realiza Cirurgias De Retirada De Vesicula E Acaba Com Sofrimento De Pacientes Que Aguardavam Ha Anos Em Jaciara

SAÚDE: HMJ realiza cirurgias de retirada de vesícula e acaba com sofrimento de pacientes que aguardavam há anos em Jaciara

Publicado em: 22 de Julho de 2019
Texto: ASCOM/PMJ
Foto: ASCOM/PMJ

O Hospital Municipal de Jaciara está realizando procedimentos cirúrgicos todos os meses incluindo essa grande demanda de cirurgia de colecistectomia, que é a retirada da vesícula, fazendo com que o sofrimentos dos pacientes que aguardam há mais de 5 anos seja realizado nessa unidade. Na última quinta-feira (18) foram internados os pacientes para realização dos procedimentos, na sexta-feira foram realizados 7 cirurgias de vesícula e no domingo (21) a maioria já haviam recebido alta médica.
Segundo o diretor administrativo do Hospital, Fabrício Carvalho de Sousa Fabian, para a realização das cirurgias os pacientes passam por consultas médicas, com exames de sangue e ultrassom, além das avaliações para analisar riscos cardiológicos e anestésico. Após a internação, o paciente permanece de 8 a 10 horas em jejum.
“Para a realização dessas cirurgias eletivas de retirada de vesícula, cerca de 20 profissionais são envolvidos, entre eles dois médicos, anestesista, enfermeiros, técnicos em enfermagem, equipe de limpeza e equipe de nutrição, destacou o diretor.
Juliana Conceição, moradora do bairro Santo Antônio, é uma das pacientes que realizou a retirada da vesícula.  Ela, que já se recupera, disse que tudo ocorreu bem e a expectativa agora é receber alta e nunca mais sentir dores, como sentia antes do procedimento. Na ocasião, a paciente agradeceu toda atenção e cuidado por parte da equipe.
O responsável técnico da enfermagem, Rafael da Silva Bezerra, ressalta que o centro cirúrgico está em pleno funcionamento com equipamentos adequados para atender a população e as cirurgias serão cada vez mais frequentes até que elimine a fila de espera.
“Recentemente foi feita a aquisição do Capinografo, aparelho que faz o monitoramento, os procedimentos cirúrgicos contemplaram também aquelas pessoas acima de 100 kg. Esse aparelho possibilita fazer as cirurgias com análise e registros da pressão parcial de CO2 durante o ciclo respiratório”, explicou o enfermeiro.
A secretária municipal de Saúde, Suely Cristina Castro, destaca que além de acabar com o sofrimento de pacientes que aguardavam há anos não precisará mais se deslocar, tornando o procedimento mais cômodo, o qual é realizado na sua própria cidade, sendo essa uma das prioridades solicitadas pelo prefeito Abdo Mohammad.
“Os custos dessas cirurgias são praticamente arcados pela Prefeitura de Jaciara, uma vez que a tabela do SUS em média fica R$ 450,00, sendo que o custo efetivo total de cada é de R$ 3.500,00. Desta forma, podemos dizer que a Secretaria Municipal de Saúde vem investindo significativamente na qualidade de vida da população. São usuários que chegam chorando de dor, mulheres com sangramentos há mais de 10 anos, uma situação comovente”, ressalta a secretária.

Clique na Imagem para Ampliar!