Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Secretaria De Saude Promove Acoes Preventivas Aos Alunos Das Redes De Ensino Municipal E Estadual Em Jaciara

SAÚDE NA ESCOLA: Secretaria de Saúde promove ações preventivas aos alunos das redes de ensino Municipal e Estadual em Jaciara

Publicado em: 16 de Julho de 2019
Texto: ASCOM/PMJ

Com objetivo de promover melhor qualidade de vida aos alunos tanto da Rede Municipal de Ensino quanto da Estadual, a Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria Municipal de Saúde está com ações periódicas do Programa Saúde na Escola em todas as instituições de ensino destinadas a crianças, adolescentes e adultos.

Segundo o coordenador da Atenção Básica de Saúde, Adelson Luiz Menezes, o tema central, que todos os anos é proposto pelo Ministério da Saúde, em 2019 é “Fortalecer a vigilância e Aumentar a cobertura das vacinas pentavalente, poliomielite, pneumocócica, tríplice viral D1 (Dose um) e febre amarela”.

“A partir do tema central que as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), organizam as ações obrigatória do PSE que são executadas no ambiente escolar. Entre elas estão Avaliação da Saúde Ocular, Bucal e Antropométrica com acompanhamento de peso, altura, aferição de pressão arterial, medidas de circunferência da cintura e do quadril”, explicou o coordenador.

Já outros componentes do Programa Saúde na Escola são realizados de acordo com as necessidades de cada escola ou creche, levando em consideração a faixa etária e temas atuais, dentre eles: Saúde Mental, Alimentação Saudável, Práticas Corporais, Saúde e Prevenção Sexual, Prevenção ao uso de drogas, Prevenção das violências e acidentes, Situação Vacinal, Combate ao Aedes Aegypti, Promoção da cultura de paz, Prevenção da Obesidade infantil, dentre outros.

A secretária de Saúde, Suely Castro, destaca que o PSE,  as ações intersetoriais da saúde com a Educação é de fundamental importância para o desenvolvimento tando físico quanto do intelecto do aluno, sendo que as crianças e os adolescentes possuem capacidade de assimilação, levando aquilo que aprendeu na escola para dentro do lar.

“Trabalhar com crianças e adolescentes é uma ação prioritária, pois a Atenção Básica foca na prevenção de doenças e agravos, bem como na promoção da saúde, e quanto mais cedo for detectado alterações de saúde ou de hábitos inadequados de vida, mais chances teremos de formar um adulto saudável e consciente”, concluiu Suely.

Clique na Imagem para Ampliar!