Prefeitura Municipal de Jaciara Grupos contra tabagismo estão com vagas abertas em cinco Unidades Básicas de Saúde de Jaciara - Prefeitura Municipal de Jaciara

Saúde

Jaciara, 14 de junho de 2019

Foto: ASCOM/PMJ

Diversas Unidades Básicas de Saúde de Jaciara oferecem auxílio para pessoas que desejam parar de fumar, a iniciativa é da Secretaria de Saúde em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

O trabalho acontece semanalmente, sob supervisão de uma equipe multidisciplinar que conta com uma nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, psicóloga e enfermeiro. Durante os encontros são realizadas rodas de conversa, palestras, dinâmicas, atividades físicas, entre outras ações.

Segundo a coordenadora do núcleo, Paula Eleonora, o grupo faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). "Cada profissional vai ajudar os pacientes como se comportar em relação ao vício, até porque esse vício é um dos maiores indicadores do câncer, bucal, cerebral, faringe, pescoço, então o objetivo maior desse programa é evitar que as pessoas possam desenvolver essa doença", explicou.

Para saber mais informações sobre o grupo de tabagismo mais próximo,  procure a Unidade Básica de Saúde do seu bairro. Por enquanto, o trabalho acontece em cinco locais, porém se houver interesse da população será estendido para as outras unidades também.

Confira o cronograma abaixo:

UBS 8 (Centro) segunda-feira- 9h

UBS 5 (Cohab São Lourenço)  segunda-feira- 13h30