Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Secretaria De Saude Realiza Rastreamento Pos Carnaval Para Prevencao De Doencas

SAÚDE: Secretaria de Saúde realiza rastreamento pós-carnaval para prevenção de doenças



Publicado em: 22 de Abril de 2019
Texto: ASCOM-PMJ
Foto: ASCOM/PMJ

A pedido do Escritório Regional de Saúde a Secretaria Municipal de Saúde de Jaciara está realizando um rastreamento pós-carnaval em pessoas com idades sexualmente ativas. A ação conta com teste rápido de HIV, sífilis e das hepatites B e C.

Cada Unidade Básica de Saúde (UBSs) irá encaminhar 20 pacientes ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica localizado Centro Integrado de Atenção e Atendimento em Saúde (CIAAS),

Os atendimentos acontecem de segunda a quinta-feira, a partir das 13h. "O procedimento é rápido e pouco doloroso e o resultado é imediato", esclareceu o diretor da Atenção Básica, Adelson Menezes.

"Nós encaminhamos o paciente para o infectologista em Rondonópolis e após a carga viral, é detectada a quantidade de vírus no organismo do paciente e mediante essa carga viral é que o médico vai ver se ele vai tomar o medicamento ou não", explicou a técnica de Enfermagem, Irene Ferreira.

As pessoas interessadas em fazer os testes devem estar munidas do cartão SUS e documento de identificação e comparecer na UBS mais próxima de sua residência. Vale ressaltar que, o quanto antes o vírus for detectado mais fácil será tratá-lo. Segundo a técnica, esses testes são feitos rotineiramente no CTA, "caso a pessoa tenha feito relação desprotegida, pode procurar a nossa equipe que iremos realizar os testes", disse Irene. 


Últimas Notícias