Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Pacientes Passam Por Triagem Para Fazer Pequenas E Medias Cirurgias No Hospital Municipal

CIRURGIA: Pacientes passam por triagem para fazer pequenas e médias cirurgias no Hospital Municipal

Publicado em: 22 de Fevereiro de 2019
Texto: ASCOM-PMJ

A Prefeitura Municipal de Jaciara por meio da Secretaria de Saúde começou no dia 21 de fevereiro, quinta-feira, o processo de triagem de pacientes que passarão por cirurgias de pequena e média complexidade, que serão realizadas nos próximos meses no Hospital Municipal Iracy Degaspery.

A paciente, Luíza Ivete, de 65 anos, espera pelo procedimento cirúrgico há cerca de cinco anos. "Estou muito feliz por poder fazer essa triagem, eu tenho pedra na vesícula e preciso de fazer a cirurgia. Quero parabenizar o prefeito Abdo que tem feito um excelente trabalho pela nossa saúde e todos da Secretaria de Saúde", destacou.

As pessoas que compareceram no Centro Integrado de Atenção e  Atendimento em Saúe (CIAAS) para a triagem, primeiramente, receberam uma ligação da secretaria para fazerem uma avaliação médica, posteriormente, foram encaminhados para a triagem.

"Aferimos a pressão dos pacientes, fizemos pesagem, depois o médico faz a consulta e avalia todos os exames, de sangue, raio X, risco cirúrgico, risco cardiológico, risco anestésico, para depois já marcar a cirurgia do paciente. Como têm pessoas que esperam há muitos anos por essas cirurgias pode ocorrer de, por exemplo, o risco cirúrgico estar vencido, ai não tem como marcamos, tem que fazer um novo pedido de exame", explicou o secretário de Saúde, Fabrício Fabian.

Ainda de acordo com o secretário, na segunda semana de fevereiro, foram realizadas cinco cirurgias sendo de hérnia, histerectomia, vesícula e hemorróida. A senhora, Maria Lúcia, de 54 anos, está confiante para fazer o procedimento. "Eu sei o quanto é sofrido esperar por uma cirurgia, então estou contente por ter conseguido participar desse acompanhamento. A administração da Saúde e o prefeito estão de parabéns", denotou.

O prefeito, Abdo Mohammad, foi conferir o andamento desse processo, conversou com os pacientes e frisou o seu comprometimento com a saúde de Jaciara. "A volta das cirurgias é de total importância para a nossa comunidade, sabemos que várias pessoas esperam há anos e anos por esse momento. Então, é motivo de muito orgulho para nós retomar isso e dar maior qualidade de vida para a população jaciarense", afirmou.