Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Atraves Da Campanha Novembro Azul Apenas No Domingo Mais De 100 Pacientes Foram Atendidos Na UBS 8

PREVENÇÃO: Através da campanha Novembro Azul apenas no domingo mais de 100 pacientes foram atendidos na UBS 8



Publicado em: 26 de Novembro de 2018
Texto: ASCOM-PMJ
Foto: ASCOM/PMJ

A campanha Novembro Azul visa alertar os homens sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata e cuidados com a saúde. No último domingo (25), mais de 100 pessoas foram atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) 8, localizada na parte central da cidade, .

Segundo secretária executiva do Consórcio Regional de Saúde de Rondonópolis, Eulice Idalina, o prefeito Abdo Mohammad solicitou que fosse realizada uma campanha especial na cidade de Jaciara. "Trouxemos médico otorrino (nariz, ouvido e garganta), médica cardiologista, pois há uma grande demanda nesta área, para intensificar as ações de prevenção em Jaciara", afirmou.

Pacientes que ainda não foram atendidos, devem procurar uma UBS e solicitar os exames de sangue e de toque digital da próstata (toque retal). No dia 28 (quarta-feira) o atendimento será voltado para ortopedia e urologia nas UBSs.

De acordo com a enfermeira, Arinalda Cunha, o grupo prioritário da campanha são homens a partir dos 45 anos de idade, principalmente quando há um fator de risco hereditário. "É importante trabalhar o Novembro Azul para quebrar um pouco do estigma, porque existe muito preconceito relacionado ao diagnóstico ao câncer de próstata. Muitas vezes os homens não procuram as Unidades de Saúde, médicos especialistas, por preconceito", disse.

A equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), participou efetivamente das ações em prol da campanha. "Levamos através da nossa equipe multidisciplinar palestras para lugares onde tem grande concentração de homens, como nas empresas da rodovia, nas UBSs, Fórum de Jaciara e ainda iremos na Usina Porto Seguro", explicou o educador físico, Hércules Santana.


Galeria de Fotos

Clique na Imagem para Ampliar!
Últimas Notícias