
2023 © Prefeitura Municipal de Jaciara - Mato Grosso - CEP: 78820-000
Começou a temporada das chuvas, por esse motivo é preciso estar atento aos focos de dengue em recipientes ou objetos deixados nos quintais como latas, cascas de ovos, lonas, vasos de plantas, pneus, entre outros.
O resultado dessa falta de cuidado são criadouros e focos do Aedes Aegypti e o de doenças como a dengue, zica vírus e a febre chikungunya, doenças que até então eram consideradas tropicais, mas que mudaram o comportamento e atualmente estão presentes durante todo ano.
Preocupada com essa situação, a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Ambiental tem ampliado seus mutirões, inspeções e trabalhos educativos em todos os bairros e unidades de saúde, preparando a população para ficar atenta durante todo ano, essa parceria tem dado certo, afinal todos são importantes para o processo.
De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) as perspectivas em relação a esse final de 2018 e 2019 é que surjam novos surtos em Mato Grosso, a capital Cuiabá já contabiliza cinco mortes pela chikungunya e mais dois sob investigação, além de duas mortes por dengue. Por isso todo cuidado é pouco, chame parentes, vizinhos, amigos, colegas e mãos à obra no combate e a prevenção contra a dengue, zica vírus e febre chikungunya.
Vale que ressaltar que, a presença dos agentes de combate às endemias, bem como as agentes comunitárias de saúde, é fundamental para identificar possíveis focos ou criadouros e orientar qualquer morador com suas dúvidas. Toda a rede da saúde municipal está preparada para qualquer evento se for necessário.
Publicado em 26/10/2018
Fonte: Vigilância Ambiental e ASCOM-PMJ
2023 © Prefeitura Municipal de Jaciara - Mato Grosso - CEP: 78820-000