Prefeitura Municipal de Jaciara Dia D marca movimento Outubro Rosa em todas as Unidades Básicas de Saúde de Jaciara - Prefeitura Municipal de Jaciara

Saúde

Jaciara, 24 de outubro de 2018

Foto: ASCOM/PMJ

Nesta quarta-feira (24) aconteceu o dia "D" da campanha Outubro Rosa em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Jaciara. O intuito da ação foi conscientizar as mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama e colo do útero.

A senhora Sibila Cecília, de 65 anos, esteve na Unidade 8 e frisou que tem incidência de câncer na família, por esse motivo seus cuidados com a saúde são redobrados. "Essa ação é de grande valia, porque as pessoas precisam ser orientadas e precisam se prevenir. Então esse chamamento é de grande importância para a nossa comunidade", disse.

De acordo com o secretário de Saúde, Fabrício Fabian, durante todo o mês a equipe das UBSs realizaram a coleta do preventivo e disponibilizaram mais de 100 encaminhamentos de mamografias de rastreamento.

"Nós quase zeramos a fila de mamografia do nosso município, isso é maravilhoso. E, hoje, estamos com o dia D para toda a população, com lanche, palestra, orientação com a equipe de enfermagem, psicólogos e o auxílio do pessoal do NASF, tudo para termos um olhar diferenciado para essa mulher", ressaltou.

Vale destacar que, quinta-feira (25), às 16h30, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)  fará  a "Caminhada Outubro Rosa- Previna-se". A saída será na Praça das Bandeiras até a Praça Tamoios, onde acontecerá aula funcional e zumba. Também haverá frutas, água e uma camiseta personalizada para os participantes. Não é necessário fazer inscrição para ingressar no evento.

Palestras educativas, bate-papo, coffee break e entrega de brindes, farão parte do encerramento da ação Outubro Rosa, aberta para toda população. Será no dia 29, segunda-feira, às 15h, no Centro de Eventos.

Publicado em 24/10/2018

Fonte: ASCOM-PMJ