Prefeitura Municipal de Jaciara Nota de esclarecimento - Prefeitura Municipal de Jaciara

Nota de esclarecimento

Jaciara, 09 de março de 2018

No dia 8 de março uma paciente chegou ao Hospital Municipal de Jaciara (HMJ), por volta das 10h30, com quadro de relaxamento do nível de consciência, cujo os motivos não serão divulgados para manter a integridade da mesma.

De acordo com o diretor do hospital, Haitham Ahmad, houve a necessidade de proceder com a intubação da paciente para preservação de suas vias aéreas, visto que havia grande risco dela broncoaspirar o próprio vômito (condição em que alimentos, líquidos, saliva ou vômito são aspirados pelas vias aéreas).

“Esse é um protocolo médico padrão, pois a mesma estava com o nível de consciência muito deteriorado. Normalmente nós protegemos as vias aéreas até que tenha toda eliminação de qualquer problema, juntamente com fármacos reversores. Nós protegemos a paciente neste momento, cumprindo protocolo”, explicou o doutor.

Ainda segundo Haitham, foi aberta a adequação de uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) porque um paciente que está intubado dentro de ventilação mecânica, como é o caso da jovem, precisa desses cuidados.

O hospital possui a capacidade de atender um caso como esse, porém, faltam alguns exames mais específicos, como de gasometria arterial e uma tomografia de tórax, além de uma equipe médica 24 horas ao lado do paciente fazendo tudo o que é necessário.

A paciente em questão foi atendida imediatamente e a vaga para UTI foi liberada na tarde do dia 9 de março, por volta das 14h30, no município de Primavera do Leste. Tudo aquilo que precisava ser feito no hospital, como o suporte médico, laboratorial, serviços de enfermagem, dentre outros, foram realizados, conforme informou Haitham.

“Os sedativos foram desligados hoje por volta das 8h30 e ela já está praticamente acordada. Nós não vamos evoluir a intubação aqui, pois não temos essa capacidade, como já foi citado”, informou o médico.

Assim que chegar em Primavera, provavelmente o procedimento é reavaliar a situação da paciente até que a saúde dela seja restabelecida.

Publicado em 09/03/2018

Fonte: CAMILA CABRAL/ ASCOM- PMJ