Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Governo Municipal Realiza Campanha Para Doacao De Sangue

SOLIDARIEDADE: Governo Municipal realiza Campanha para Doação de Sangue

Publicado em: 24 de Novembro de 2017
Texto: CAMILA CABRAL - ASCOM/PMJ
Foto: ASCOM / PMJ

Dia 25 de novembro é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Pensando nisso, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Unidade de Coleta e Transfusão de Jaciara, informa que nos dias 6 e 7 de dezembro, realizará uma Campanha para Doação de Sangue.
Diariamente vidas são salvas pelo ato solidário e de amor daqueles que dedicam parte de seu tempo doando sangue. Não existe nada que substitua o sangue, ele não pode ser produzido em laboratório, por isso, o ato de doar é essencial para sociedade.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) para doar é necessário, ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 quilos, não possuir doenças como, hepatite B, C, doença de chagas, sífilis, HIV (AIDS) e HTLV, além de estar bem alimentado e descansado. Se estiver gripado esperar o prazo de sete dias para fazer a doação e grávidas devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto para doar sangue.
Vale frisar, que após uma doação de sangue as mulheres devem esperar 90 dias para doar sangue novamente, já os homens devem esperar no mínimo 60 dias.
Todos os doadores e aqueles que desejam tornar-se um doador estão convidados a comparecer no CIAAS (Centro Integrado de Atenção e Atendimento em Saúde) nos dias 6 e 7 de dezembro, o horário de atendimento é das 7h às 12h.

Doe sangue. Sangue é vida.