Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Projeto De Maos Dadas Com O Homem Do Campo Leva Servicos De Saude Para Zona Rural

SAÚDE: Projeto de Mãos Dadas Com o Homem do Campo leva serviços de saúde para zona rural

Publicado em: 13 de Novembro de 2017
Texto: CAMILA CABRAL/ ASCOM- PMJ
Foto: Camila Cabral

No último sábado, dia 11 de novembro, o Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde, realizou a abertura do Projeto De Mãos Dadas Com o Homem do Campo, na Fazenda Sereno.

O objetivo da ação foi levar serviços da saúde para os trabalhadores rurais. Cerca de 30 pessoas, dentre homens e mulheres, receberam os seguintes atendimentos, atualização do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), aferição de pressão, entrega de remédios, atualização das carteiras de vacina, orientação psicológica, odontológica e testes rápidos de hepatite, HIV e sífilis.

A coordenadora do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Alice Siqueira, destacou que a intenção é dar seguimento ao projeto no ano de 2018. “A ideia é fazer esse atendimento por pólos, acreditamos que isso vai dar certo e será muito proveitoso para o pessoal da zona rural, lembrando que essa é apenas a primeira ação. Agradecemos o pessoal que nos recepcionou tão bem aqui”, disse.

O administrador da Fazenda Sereno, Jorge Santana, recebeu a equipe da saúde com muito carinho e presteza, disponibilizando o espaço para atender as pessoas. “Agradeço a Prefeitura em nome do secretário, Audimar. A Secretaria de Saúde, junto com o Sindicato Rural organizou um plano piloto para atender as pessoas da zona rural. Às vezes há dificuldade na locomoção do campo até a cidade, então, acho que essa ação vai facilitar muito para o pessoal”, frisou.

É o caso da doméstica, Antônia Silva, que tem diabetes e pressão alta. “Gostei muito do atendimento, fui bem atendida. Fica muito melhor ser atendida aqui, fica mais fácil, pois, não é sempre que podemos sair para a cidade”.

De acordo com o secretário de Saúde, Audimar Rocha, desde o começo da gestão a administração do Governo Municipal tinha a preocupação de levar serviços da saúde para as pessoas dessa região. “Eles já tem atendimento no PSF, mas percebemos que eles só vão quando já estão sentindo alguma coisa, então, nós precisamos cuidar da saúde preventiva. Percebi que essa preocupação não é só minha, mas de todo Sindicato Rural”, informou.