Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Mais De 3 Mil Pessoas Sao Atendidas Por Mes No Hospital Municipal

SAÚDE: Mais de 3 mil pessoas são atendidas por mês no Hospital Municipal

Publicado em: 01 de Novembro de 2017
Texto: CAMILA CABRAL & CLINTON DAVISSON
Foto: Camila Cabral

O HMJ (Hospital Municipal de Jaciara) realiza por mês uma média superior a 3.700 mil consultas. São 40 pequenas cirurgias, 40 partos, sendo, 12 normais e 28 cesáreas e mais de 140 internações. Além disso, são realizados de 900 a mil procedimentos de Raio X, 20 transportes em UTI móvel, 60 transportes básicos e 2 transportes particulares.
Os dados são da Secretaria de Saúde e destacam a importância do hospital que vem sendo referência em toda região. De acordo com a diretora administrativa, Fábia Cristina Nogueira, houve uma melhora significativa na composição do corpo clínico do HMJ. “Do ano passado para cá a coisa melhorou sensivelmente. Chegaram mais obstetras para compor a equipe”, destacou.
Com cerca de 30 leitos, o HMJ é considerado um hospital de pequeno porte, mas sua demanda já é de um hospital de porte médio. Só na metade de 2017, o hospital realizou um total de 18.385 consultas, sendo 16.442 pessoas declaradas como moradoras de Jaciara, ou que não declararam a procedência. Depois de Jaciara, o município mais atendido é São Pedro da Cipa com 1.241 pessoas atendidas. Juscimeira fica em segundo com 158 atendimentos e Dom Aquino em terceiro com 109 atendimentos até agora. O número de pessoas em trânsito, atendidas na maioria das vezes em acidentes de estrada, chega a 435.
Neste primeiro semestre, foram realizadas 150 pequenas cirurgias e 197 partos, formando uma média de 40 crianças que nascem em Jaciara todos os meses.
Segundo Fábia, as vítimas de acidentes de trânsito e casos de emergência constituem o maior gasto do hospital, mas também são as que mais trazem recompensa à força de trabalho que compõe o HMJ. “Essas pessoas chegam aqui em estado gravíssimo, às vezes precisando de procedimentos de ressuscitação e reanimação, tem um alto gasto de oxigênio e medicamentos. Entretanto, na maioria das vezes, conseguimos salvar a vida das pessoas e isso é muito recompensador”, ressalta.
Para o Secretário de Saúde, Audimar Rocha, a importância do HMJ vai além das fronteiras do município. “Atendemos várias cidades vizinhas. Se o Hospital de Jaciara deixasse de existir, sobrecarregaria Cuiabá e Rondonópolis, pois somos referência de atendimento em todas as localidades próximas”, afirma.