Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Programa Saude Na Escola Abre Programacao 2016 Na Escola Municipal Magda Ivana Em Jaciara

PREVENÇÃO : Programa Saúde na Escola abre programação 2016 na Escola Municipal Magda Ivana em Jaciara

Publicado em: 02 de Junho de 2016
Texto: Márcio Fidélis/ Imprensa Prefeitura Jaciara
Foto: Roberto Júnior

Todas as unidades escolares municipais, estaduais e particulares receberão as ações do Programa Saúde na Escola 2016 (PSE), que tem como tema neste ano o mosquito Aedes Aegypty. A primeira instituição de ensino a receber o programa foi a Escola Municipal Magda Ivana, no Bairro Jardim Aeroporto.

O Programa Saúde na Escola é uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação para promover a melhoria da qualidade de vida dos estudantes da rede pública de ensino, com a execução da Prefeitura de Jaciara por meio da equipe de atenção básica em Saúde da Secretária Municipal de Saúde.

De acordo com a secretária de Saúde, Fábia Cristina Nogueira Staudt Betin, a semana abre as ações do PSE no município, que, a cada ano, lança um novo tema de mobilização, trabalhado nas escolas pelas equipes de saúde e de educação durante o ano letivo, fazendo parte no cotidiano da comunidade escolar.

“O PSE é voltado à promoção da saúde e à prevenção de doenças e agravos, o programa prevê a articulação entre profissionais de saúde e das escolas para acompanhar as condições de saúde dos estudantes e realizar ações de promoção da saúde”, destaca a secretária.

Neste ano, segundo o Ministério da Saúde, o programa contemplará cerca de 78 mil escolas públicas, que focarão suas ações também no tema central do PSE 2016, com orientações sobre a eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, doenças causadas por ele, sintomas e tratamentos.

Segundo o prefeito Ademir Gaspar de Lima, que esteve presente na abertura do PSE, o objetivo desta edição é mobilizar as equipes das escolas e das unidades de saúde, familiares e comunidade, todos que fazem parte da rotina dos educandos, com atividades que abrangerá desde a educação infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Com o ambiente escolar mobilizado contra o Aedes Aegypti, a proposta tem como principal motivação a necessidade da comunidade escolar ter acesso às informações necessárias no combate ao mosquito e à adoção de práticas sanitárias e saudáveis para a manutenção do espaço do estudante e residencial, limpos e seguros”, ressalta Ademir.

No lançamento do PSE 2016 estiveram presentes também a secretária municipal de Saúde Lúcia Marcidelli, os vereadores Claudinei Pereira e Emerson Guimarães, enfermeira, técnicas e Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) que atuam no Programa Saúde da Família 6 (PSF 6), professores, diretor, coordenador e o público alvo, os alunos.