Ouvidoria Municipal

Saúde

Jaciara oferta Teste da Orelhinha para recém-nascido gratuitamente através do Consórcio

O município de Jaciara disponibiliza um serviço preventivo inédito na rede pública de saúde, que é o teste de Orelhinha ao recém-nascido. O exame pode ser feito na Clínica Escola Redescobrir ofertado gratuitamente pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde e Consórcio Regional Sul (Coress-Sul).

Segundo o prefeito e presidente do Coress-Sul, Ademir Gaspar de Lima, o teste da orelhinha não é oferecido pelo Sistema Único de Saúde na região e através do Consórcio de Saúde estão inovando e disponibilizando aos 19 municípios que fazem parte do Coress.

“Como presidente do consórcio estamos trazendo esse teste para que as mães que não têm condições de pagar uma consulta particular possa realizar esse exame muito importante para o desenvolvimento do seu filho, que pode ser feito nos primeiros dias de vida do seu bebe”, destaca Ademir.

De acordo com a fonoaudióloga Patrícia Moreira, o Teste da Orelhinha – Triagem Auditiva Neonatal ou Emissões Otoacústicas – é um exame que detecta possíveis alterações auditivas.

“É um exame indolor, realizado com a criança em sono natural, com a colocação de um fone externamente na orelha do bebê. A execução é rápida, durando apenas alguns minutos”, explica a fono.

O Teste da Orelhinha é indicado a todos os bebês, pois a incidência de surdez é bastante alta, que segundo estatísticas de 1 a 3 em cada 1000 nascidos apresentam o problema. O exame deve ser realizado a partir da data de nascimento, preferencialmente nos primeiros três meses de vida da criança.

Um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança é a audição. O bebê já escuta desde bem pequeno, antes mesmo de ser erguido pelo médico em sua apresentação ao mundo. Isso acontece a partir do quinto mês de gestação, onde o bebê ouve os sons do corpo da mãe e sua voz.

Publicado em 31/05/2016

Fonte: Márcio Fidélis/ Imprensa Prefeitura Jaciara