Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Samu E Parceiros Realizam Acao De Conscientizacao Sobre O Alto Indice De Acidente No Transito

TRÂNSITO SEGURO: Samu e parceiros realizam ação de conscientização sobre o alto índice de acidente no trânsito

Publicado em: 19 de Maio de 2016
Texto: Márcio Fidélis/ Imprensa Prefeitura Jaciara

Com o objetivo de chamar a atenção para a segurança no trânsito, durante todo o mês de maio, o Samu Jaciara e parceiros irão realizar nesta sexta-feira (20), a partir das 16 horas o Dia “D” da Campanha Nacional Maio Amarelo 2016. A ação contará com um ‘pit stop’ na Avenida Antônio Ferreira Sobrinho com distribuição de panfletos e balões amarelos simbolizando a causa.

De acordo com o coordenador do Samu Jaciara, Edinaldo Fernando de Souza, o movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta, a de chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

“Segundo a estatística no ano de 2015 em Jaciara, acidentes com motocicletas estão no topo da lista com 146, em segundo está acidente com automóveis com um total de 52, seguido de 21 atropelamentos e 15 envolvendo ciclista. Já neste ano os números continuam preocupantes, apenas no primeiro quadrimestre já foram registrados com moto 67, automóveis 17, bicicleta 13 e três atropelamentos”, ressalta Edinaldo.

A ação que tem como objetivo conscientizar a sociedade para tornar o trânsito mais seguro e diminuir os acidentes conta com parceiros como a Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Trânsito, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Por que Maio Amarelo?

A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

A meta é reduzir 50% dos acidentes de trânsito em todo o mundo. Também em maio acontece a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela.

No Brasil

A expectativa é que o movimento tenha proporções como a Semana Nacional do Trânsito, através da realização de eventos, ações, palestras, comemorações e trabalhos educativos para ajudar na educação no trânsito do país.

O número de mortes no trânsito no Brasil tem ultrapassado até mesmo as mortes causadas por câncer no país – aproximadamente 23 por 100 mil habitantes. Até o fim deste ano, o governo pretende reduzir o número para 11 mortes por 100 mil habitantes.