Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Recebeu Mais 15 Das Vacinas E Ja Acabaram Na Manha Desta Segunda

GRIPE H1N1: Jaciara recebeu mais 15% das vacinas e já acabaram na manhã desta segunda

Publicado em: 09 de Maio de 2016
Texto: Márcio Fidélis/ Assessoria de Imprensa
Foto: Márcio Fidélis

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o Ministério da Saúde enviou mais 15% das vacinas da meta geral contra a influenza (gripe H1N1), as quais já acabaram na manhã desta segunda-feira (09) em todas as oito unidades do Programa Saúde da Família (PSF´s).

O Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis, ligado a Secretaria Estadual de Saúde responsável pela distribuição, ainda não divulgou a previsão para o envio do restante das doses.

Com essa segunda remessa, o município vacinou 64% da meta total do grupo prioritário, que é de 5.779 pessoas. No dia ‘D’ realizado no último dia 30, foram vacinadas 2.850 pessoas atingindo 49% da meta.

Recordando que a vacina é destinada, por determinação do Ministério da Saúde, a crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, parturientes com até 45 dias após ter ganhado bebê, profissionais da saúde, povos indígenas,  pessoas portadoras de doenças crônicas e outras que comprometem a imunidade.

A orientação é para que a população tome alguns cuidados para evitar a contaminação, como: lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel para assepsia, evitar compartilhar objetos como copos e talheres, manter casa arejada com portas e janelas abertas e evitar ambientes fechados com aglomeração de pessoas.

Caso apareçam sintomas da gripe não se automedicar e procurar uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF) para que seja feito o diagnóstico e tratamento correto.