Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Secretaria De Saude De Jaciara Esclarece A Populacao Sobre A Gripe E O Virus A H1N1

PREVENÇÃO: Secretaria de Saúde de Jaciara esclarece a população sobre a Gripe e o vírus A H1N1

Publicado em: 12 de Abril de 2016
Texto: Márcio Fidélis/ Assessoria de Imprensa
Foto: Márcio Fidélis

A equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde participou do programa Plantão Policial, TV Cidade, na manhã desta terça-feira (12) para esclarecer tudo sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe), que começa com o Dia ‘D’ no próximo dia 30 de abril, além de informar aos telespectadores todas as formas de prevenção e ações da pasta contra a doença.

De acordo com a enfermeira do Hospital Municipal de Jaciara, Patrícia Ferreira Rodrigues, a gripe é uma infecção causada pelo vírus da influenza, o qual se aloja no aparelho respiratório, onde causa a infecção seguida de sintomas como mal estar, prostração, febre alta e dor no corpo.

A responsável pela Vigilância Epidemiológica, enfermeira Mari Rose de Oliveira Silva, conta que a prevenção é básica e simples, e que, caso apareça alguns dos sintomas o cidadão deverá procurar atendimento médico em uma das oito unidades de Equipe da Saúde da Família (ESF) do município.

“A primeira dica é, lavar as mãos constantemente, ao tossir ou espirrar cobrir a boca e nariz com papel descartável ou mão, evitar compartilhar objetos de uso pessoal, evitar ambiente fechados com aglomeração de pessoas, não se auto-medicar e procurar atendimento médico o mais precoce possível. É muito importante a imunização com a vacina, que protege contra a gripe A H1N1, H3N2 e gripe B, e que todos os anos é modificada através de estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS). ”, explica Rose.

Segundo a secretária de Saúde, Fábia Cristina Nogueira Staudt Betim, serão vacinados de acordo com as normativas do Ministério da Saúde, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, idosos de 60 anos e mais, indígenas, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

“É importante que esse grupo prioritário compareça na Unidade de Saúde, munidos de documentos pessoais, cartão SUS e o cartão de vacinas. Para os idosos acamados, os familiares deverão entrar em contato com a equipe do PSF mais próximo para que os profissionais de saúde possam realizar a vacinação na residência do paciente”, ressalta a secretária.

A bioquímica Patrícia Pereira Martins, responsável pelo Laboratório Municipal informou que a instituição oferece o exame para o diagnóstico que é realizado a partir da secreção de nasofaringe.Em caso de suspeita da doença o material coletado do paciente é encaminhado para o MT Laboratório (LACEN MT) que irá referenciar para o Instituto Adolfo Lutz no estado de São Paulo.

Na ocasião a bioquímica esclareceu dúvidas sobre dois casos suspeitos do município de Jaciara os quais receberam atendimento médico, passaram pelos procedimentos necessários, feito coleta de exames e realizado o tratamento indicado, com boa evolução até a alta hospitalar.Também deu esclarecimentos do caso suspeito do município de São Pedro da Cipa.

Para multiplicar as ações de prevenção, a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da família (NASF), Mirna Monte, conta que todas as equipes dos PSF´s estão sendo atualizadas para levar as informações,  além de palestras nas escolas, nas salas de espera das Unidades de Saúde, e informando a população sobre as medidas de prevenção da doença.

“Para fortalecer a campanha e dicas de prevenção está sendo preparado materiais impressos com todas as informações necessárias que serão distribuídos para a comunidade escolar e para população em geral”, conclui Mirna.

A Secretária de Saúde finaliza reforçando a importância das medidas de prevenção pela população e o comparecimento dos grupos prioritários no dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe, para serem vacinados e evitarmos a ocorrência desse agravo em nosso município.