Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Campanha De Prevencao Do Cancer Ofertara 450 Vagas Para Diversas Especialidades Em Jaciara

HCN-MT: Campanha de prevenção do câncer ofertará 450 vagas para diversas especialidades em Jaciara



Publicado em: 09 de Março de 2016
Texto: Márcio Fidélis/ Assessoria de Imprensa
Foto: Márcio Fidélis

A equipe do Hospital do Câncer de Mato Grosso estará com a campanha de prevenção 2016 em parceria com a Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo serão disponibilizadas 450 vagas nas especialidades de oncologia, dermatologia e ginecologia. A ação acontecerá no dia 2 de abril, a partir das 8 horas, no Centro de Especialidades (CIAS) anexo ao Hospital Municipal de Jaciara (HMJ).

Segundo a secretária adjunta de Saúde, Edilaine Martins (Tuca), os interessados em consultar com os especialistas deverão passar por uma triagem na sua unidade do Programa Saúde da Família (PSF), munidos de documento (RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência – cópias e originais. Aos encaminhados para consulta com o urologista deverá apresentar três cópias da documentação).

“A triagem nos PSF´s será realizada até o preenchimento das vagas ofertadas. Na campanha serão realizados atendimentos de consultas especializadas e diagnósticos através de preventivos de câncer de colo de útero, boca, próstata, mama e pele”, explica Edilaine.

Ainda de acordo com secretária adjunta as ofertas são: 100 vagas de urologia, 100 vagas de cirurgião oncológico de pele, 100 vagas de bucomaxilo, 100 vagas de exame citopatológico do colo do útero e 50 vagas de cirurgião oncológico de mama. 

Na campanha passada, segundo o relatório do Hospital do Câncer, foram atendidos 332 pacientes superando a meta estabelecida que era de 300. Já os procedimentos foram ofertados 400 e com a grande procura abriram exceção e realizaram 454 unidades como: buco-maxilo (28), cirurgião oncologico (174), consultas com urologista (93), PSA (93), CCO (66).

Ao Hospital do Câncer foram encaminhados 112 pacientes com diagnóstico de câncer como Mamografia (41), USG Mama (14), Citologia Bucal (1), procedimento de Biopsia Colo de útero (2), USG Próstata Abdominal (22), USG Cervical/ombro (2), Biopsia Próstata (5), encaminhamento Mastologista (4), encaminhamento odontológico (5), encaminhamento dr. Giovana (1), procedimento de Crioterapia (11), encaminhamento cabeça e pescoço (1) e AIH Cirurgia de Pele (3).

REQUISITOS PARA TRIAGEM

CIRURGIÃO ONCOLOGICO – MAMA

Serão atendidas mulheres acima de 45 anos com nódulos palpáveis; Mulheres abaixo de 45 anos que possuem casos de câncer na família; As mulheres que já possuem mamografia devem ser orientadas a levar o resultado do exame no dia da consulta.

BUCO MAXILO

Para pacientes que possuem lesão em boca que não cicatrizam.  Pacientes fumantes ou ex-fumantes. Pacientes que fazem ou fizeram uso de bebida alcoólica por tempo prolongado ou diariamente; O atendimento de buco-maxilo não é para tratamento dentário e sim para diagnóstico de câncer bucal.

COLETA DE PAPANICOLAOU (CCO)

Serão atendidas mulheres que iniciaram vida sexual; Mulheres que fizeram o exame há mais de 06 meses;  Mulheres que tenham casos de câncer na família;  As mulheres devem ser orientadas a não ter relação sexual ou fazer uso de creme vaginal 72 horas antes do exame; Devem ser orientadas a realizar o exame 07 dias após o fim da menstruação;  As mulheres devem ser orientadas a irem de saia ou vestido;

CIRURGIÃO ONCOLÓGICO (Pele)

Destinado a pacientes que possuem feridas na pele que não cicatrizam, que coçam ou ardem durante exposição solar; Pessoas com pele muito clara ou com histórico de câncer na família, que tenham lesões na pele; Pessoas que sofrem grande exposição solar, como os trabalhadores rurais, carpinteiros, garis, que tenham lesões na pele, etc.

UROLOGIA

Para homens com idade de 50 anos ou mais que não tiverem caso de câncer de próstata na família e homens com 45 anos ou mais que possuem casos de câncer de próstata na família; Não serão atendidas pessoas do sexo feminino e/ou pacientes com problemas renais.  O paciente deverá estar em jejum de 04 horas para coleta do exame de PSA. Deverá estar em abstinência sexual por 03 dias.


Últimas Notícias