Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Apos Limpeza Das Vias Publicas Cidadaos Que Depositar Entulhos Serao Notificados

#ZIKAZERO: Após limpeza das vias públicas, cidadãos que depositar entulhos serão notificados

Publicado em: 16 de Fevereiro de 2016
Texto: Márcio Fidélis/ Assessoria de Imprensa
Foto: Roberto Júnior

Com seis dias de faxina geral da mobilização contra o Aedes Aegypti já foram retiradas mais de 3.400 toneladas de lixos e entulhos que estavam acumulados nos quintais de residências em Jaciara. Na frente de trabalho, além das equipes de Saúde de todas as unidades dos Programas Saúde da Família, estão cinco equipes da secretaria municipal de Infraestrutura com caminhões e maquinários.

Segundo o prefeito municipal Ademir Gaspar de Lima, a mobilização contra o mosquito transmissor da Dengue, Chicungunya e Zika vírus, está surtindo resultados positivos, na qual já foram retirados do perímetro urbano cerca de 500 viagens de lixo.

“Estamos muitos satisfeitos com as ações, nas quais estão atuando cinco equipes de trabalho com 11 caminhões basculantes (sete contratados e quatro próprios) e outros seis maquinários (três pás carregadeiras, uma Topcat, duas retroescavadeiras e um motocana)" relata Ademir.

As equipes da limpeza geral estão trabalhando de forma intensificada para que nos próximos 15 dias a cidade esteja 100% limpa de materiais, lixos e entulhos que venham acumular água e se transformarem em criadouros do Aedes.

A Vigilância Sanitária alerta os cidadãos que colocarem lixos nas regiões que já foi efetuada a limpeza, poderá sofrer penalidade, segundo especifica o artigo 47 da Lei municipal nº 1.059/2007.

O Código Sanitário determina que proprietários ou inquilinos, são obrigados a conservar em perfeito estado de asseio os seus quintais, pátios e terrenos. Não é permitida a existência de terrenos cobertos de mato, pantanoso, com água estagnada ou com depósito de lixo, dentro dos limites do perímetro urbano. E quanto as propriedades rurais também deverão ter boas condições de higiene de forma a impedir a propagação de zoonoses.

Caso o proprietário ou inquilino não acatar a determinação e colocar entulhos após a coleta das equipes, serão notificados como determina a Lei nº 1.566/2003 para a retirada no prazo máximo de 72 horas. Após o prazo, se o material ainda continuar na via pública o responsável será multado em 80 UPFM (Unidades Padrão Fiscal Municipal).

Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, além das orientações para combater o Aedes estão auxiliando na limpeza de recipientes que acumulam água, realizando tratamento químico quando necessário e informando sobre as doenças ocasionadas pelo vetor Aedes e a importância de procurar um PSF mais próximo em caso de suspeita. Além disso, tantos os ACS´s quanto os ACE´s estão aptos para inserir no sistema terrenos e imóveis que estão desrespeitando a lei de conservação e higiene.

Clique na Imagem para Ampliar!