Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Apenas No Primeiro Dia De Mobilizacao Foram Retirados Cerca De 80 Caminhoes De Lixo E Entulho

TODOS CONTRA O AEDES: Apenas no primeiro dia de mobilização foram retirados cerca de 80 caminhões de lixo e entulho

Publicado em: 11 de Fevereiro de 2016
Texto: Márcio Fidélis/ Assessoria de Imprensa
Foto: Roberto Júnior

Cerca de 600 toneladas de lixos e entulhos foram retiradas durante o primeiro dia da campanha contra o Aedes Aegypti em Jaciara, que ocorreu nesta quarta-feira (10). Na mobilização além da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, estiveram envolvidas equipe da Administração Municipal e outras secretarias como de Infraestrutura, Agricultura, Meio Ambiente, funcionários do Banco do Brasil, dentre outros voluntários.

Na força tarefa estiveram dando suporte 12 caminhões, entre eles basculantes e carga seca, além de retroescavadeiras, fiscalização e massificação das ações preventivas por terra e também o patrulhamento aéreo com a utilização de dois drones, que fizeram uma varredura no perímetro urbano do município identificando caixas d´água descobertas e demais possíveis criadouros do mosquito.

Para a realização do Dia “D”, o prefeito Ademir Gaspar de Lima, no uso de suas atribuições legais, através do Decreto nº 3.274, declarou situação excepcional de emergência na saúde pública, suspendendo o expediente e funcionamento dos estabelecimentos comerciais, públicos e bancário para que todos pudessem intensificar as limpezas nos seus quintais.

“O recolhimento dos lixos depositados nas ruas e avenidas deverá seguir um cronograma com a atuação de cinco equipes. Quem depositar seu material após o recolhimento na sua localidade ficará responsável pelo mesmo. Vamos nos desdobrar para retirar o quanto antes. A previsão, segundo estimou a secretaria de Infraestrutura a retirada aproximadamente de 400 caminhões de entulho do perímetro urbano do município, sendo mais de 2.800 toneladas”, explica Ademir.

Para a secretária municipal de Saúde, Fábia Nogueira Staudt Betim, o combate ao mosquito Aedes Aegypti só poderá ter o alcance devido se houver uma integração do Poder Público Municipal, população, proprietários de comércios, imóveis residenciais, lotes e terrenos baldios.

“Considerando o grave quadro epidemiológico enfrentado em Jaciara nos últimos meses com aumentos consideráveis de infecção dos munícipes por doenças contraídas através da picada do Aedes Aegypti e seguindo as diretrizes Nacionais e estaduais de prevenção, controle e combate de epidemias da Dengue, Zika e Chikungunya, foi decretada a data para mobilizar toda a população jaciarense”, explica a secretária.

Repelente Natural

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Rosandro Andrade Moura, durante todo o Dia “D” foram distribuídos mais de 2 mil pacotes com 50 gramas da semente de Crotálaria – planta comprovado recentemente por pesquisas que pode ser utilizada como repelente natural do mosquito.

“Como parceiro, estamos buscando todas as formas para combater o foco dessas doenças. Uma das alternativas é o plantio da Crotalária. Sua flor atrai a libélula, inseto que se alimenta dos ovos, larvas e também dos mosquitos Aedes Aegypti. Esse inseto tem o mesmo hábito do mosquito da denguem de botar ovos em locais ou recipientes com água parada. Quando os ovos da libélula eclodem, suas larvas passam a se alimentar das larvas do Aedes, impedindo o ciclo de reprodução normal do transmissor da Dengue, Zika e Chinkungunya. Quem ainda não adquiriu basta comparecer na sede da secretária que está anexo a Empaer, ao lado do Indea em Jaciara”, destaca Rosandro.